Piauienses esperam com ansiedade curso de formação da polícia do MA

26/08/2013 12h46


Fonte G1 PI

Piauienses aprovados no concurso público da Polícia Civil do Maranhão vivem dias de expectativas por conta da suspensão no curso de formação para policiais. A Secretaria de Segurança maranhense decidiu marcar uma nova data para o início das aulas.

Há dez anos a vida de Eudas Marques tem sido estudar para concurso público. A última aprovação foi para agente da Polícia Civil do Maranhão. Ele conta que após passar por quatros etapas do certame, foi chamado para fazer o curso de formação em São Luís, mas na véspera da viagem veio a frustação de saber que o curso estava suspenso.

Nesta semana uma nova data foi marcada para o início do curso que deverá começar no dia 16 de setembro. “Espero que não mudem a data novamente. Minha expectativa é de que possamos fazer a academia e tome posse neste concurso que foi tão sonhado”, disse Eudas Marques.

A mesma sensação viveu Islander Menezes, ele foi aprovado para o cargo de escrivão depois de conseguir na justiça o direito de estar entre os selecionados. “O curso era para iniciar no dia 9 de agosto e quando foi no dia 12 eles publicaram a notícia de que o curso de formação seria adiado. Foi frustrante porque eu pedi demissão do emprego para poder participar da academia e veio uma notícia desta. É muito triste. Agora é espera e torcer para que eles cumprem o que disseram”, diz Islander Menezes.

O curso de formação foi suspenso porque candidatos a delegados que tinham ficados de fora do grupo selecionados entraram com recurso na justiça e conseguiram na justiça o direito de participar desta etapa do certame. O que segundo a Secretaria Estadual de Segurança passaria a capacidade da Academia de Polícia Civil.

Diante desta nova realidade, a secretaria decidiu que vão fazer o curso somente os candidatos aos cargos de escrivão, agentes, peritos criminal, auxiliar de perícia médica, médicos legistas, odonto legistas e farmacêuticos. Os candidatos ao cargo de delegado só inicião o curso no mês de janeiro de 2014.

O Secretário de gestão e previdência do Maranhão, Fábio Landim, explicou que somente os candidatos que forem formados primeiros poderão ser nomeados e o concurso será homologado em seguida.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook