Nucepe divulga resultado da primeira etapa do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí

20/07/2023 08h31


Fonte G1 PI

Imagem: Isabela Leal / g1Corpo de Bombeiros(Imagem:Isabela Leal / g1)Corpo de Bombeiros

O Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) divulgou nessa quarta-feira (19) o resultado final da primeira etapa do concurso do Corpo de Bombeiros e convocação dos candidatos classificados para o exame médico e odontológico.

A primeira etapa refere-se a prova escrita objetiva e dissertativa, que foi aplicada no dia 4 de junho, em Teresina. O concurso teve 4.308 inscritos.

O concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí ofereceu 400 vagas, sendo 200 vagas de provimento imediato e as outras 200 com previsão para chamamento em 2024.

Alteração de resultado

O resultado da prova objetiva do concurso foi alterado após ação do Ministério Público do Piauí. Com a decisão, candidatos inscritos nas cotas raciais que possuem nota superior à nota de corte da ampla concorrência deixarão a posição e abrirão vagas para os candidatos que obtiveram notas inferiores.

A ação se deu após a promotora Myriam Lago, da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, apontar que alguns candidatos aprovados nas cotas raciais possuíam nota superior à nota de corte da ampla concorrência.

Ela pontuou que, desse modo, os candidatos originalmente cotistas deveriam sair das cotas raciais e competir pela ampla concorrência, deixando as vagas decorrentes de cotas raciais para candidatos com nota inferior, para competir juntamente aos candidatos às vagas da ampla concorrência.

No resultado final, a nota de corte da ampla concorrência feminina foi de 59 pontos e a da ampla concorrência masculina foi 49 pontos. A nota de corte das cotas raciais ficou em 48 pontos para o gênero feminino e 50 pontos para o masculino.


Tópicos: candidatos, concurso, cotas