Marinha abre mais de 500 vagas para Oficiais temporários em todo o país

23/11/2025 22h24


Fonte meionews.com

Imagem: Sargento Levi/Marinha do BrasilOs novos Oficiais RM2 da turma de 2025 prestaram juramento à Bandeira durante formatura no CIAB, em Brasília.(Imagem:Sargento Levi/Marinha do Brasil)Os novos Oficiais RM2 da turma de 2025 prestaram juramento à Bandeira durante formatura no CIAB, em Brasília.

A Marinha brasileira está com processo seletivo em aberto com 520 vagas distribuídas em todo o Brasil para nível superior. No Piauí, são ofertadas 25 vagas para o 4º Distrito Naval com salário inicial de até R$9 mil.

As áreas cobertas pelo concurso são Administração, Direito, Psicologia, Pedagogia, Comunicação Social, Letras, História, Geografia, Matemática, Serviço Social e Ciências Contábeis.

Além de contemplar a área da saúde com vagas para médico, dentista, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. Assim como, para Engenheiro (especialidades) e Arquiteto.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

A seleção e distribuição de vagas é feita nos nove Distritos Navais do país. Assim, os candidatos não irão precisar se deslocar por longas distâncias. A escala ficou da seguinte forma:

296 vagas para o 1º Distrito Naval (RJ, ES, MG);
18 vagas para o 2º Distrito Naval (BA e SE);
37 vagas para o 3º Distrito Naval (CE, RN, PB, PE, AL);
25 vagas para o 4º Distrito Naval (AP, PA, MA, PI);
15 vagas para o 5º Distrito Naval (RS e SC);
17 vagas para o 6º Distrito Naval (MT e MS);
32 vagas para o 7º Distrito Naval (TO, GO e DF);
56 vagas para o 8º Distrito Naval (SP e PR);
24 vagas para o 9º Distrito Naval (RR, AC, AM e RO).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CARREIRA

Os participantes devem ser brasileiros natos, com mais de 18 anos e menos de 41 anos até a data da incorporação. Além, é claro, de apresentar diploma de nível superior na área de atuação e estar registrado no respectivo Conselho de Classe profissional. O serviço temporário deve se estender até oito anos dependendo do desempenho do militar e necessidade administrativa.

Após passar por todos os processos de seleção, o candidato passa a fazer parte da força armada como Guarda-Marinha. Após seis meses, poderá alcançar a promoção para Segundo-Tenente, desde que cumpra todos os requisitos estabelecidos pela Marinha do Brasil.

Os selecionados além do salário também serão beneficiados com assistência médica e odontológica, acompanhamento psicológico, apoio social e religioso, e oportunidades de aperfeiçoamento profissional.

AS INSCRIÇÕES

É cobrado um valor de R$140,00 por candidato para a realização da prova. No entanto, participantes do Cadastro Único e pertencentes a famílias de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa. A inscrição deve ser feita através no site do Distrito Naval (DN) de interesse.

As inscrições iniciaram no dia 08 de novembro e seguem até 8 de janeiro de 2026. Para concluir o processo, se direcione ao DN que abrange o seu estado de interesse e leia o edital na íntegra para verificar as exigências desta etapa.

PROCESSO SELETIVO

A seleção dos candidatos é feita através de prova objetiva, prova de títulos, verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física e designação à incorporação.

A prova objetiva está prevista para ocorrer em 22 de fevereiro de 2026 e contará com 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa. No entanto, para os profissionais da área médica, a prova incluirá 50 questões voltadas ao atendimento de urgência e emergência, inclusive em locais de difícil acesso.


Confira as últimas notícias sobre Concursos e Empregos: florianonews.com/concursos-e-empregos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vagas, marinha, naval