Iniciativa da PPP Piauí Conectado gera oportunidades de emprego na área de tecnologia

12/11/2021 15h06


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarIniciativa da PPP Piauí Conectado gera oportunidades de emprego na área de tecnologia(Imagem:Reprodução)Iniciativa da PPP Piauí Conectado gera oportunidades de emprego na área de tecnologia

Em 2019, a PPP Piauí Conectado fechou uma parceria com a Cisco, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com o objetivo de fomentar a inclusão digital e dar a todos os piauienses a oportunidade de crescer profissionalmente através da tecnologia. A Academia Cisco da Piauí Conectado iniciou por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para beneficiar alunos da rede pública estadual.

A iniciativa começou a ser divulgada em escolas da rede estadual e os primeiros alunos a concluírem os cursos estudavam no CEEP Governador João Clímaco D’Almeida. Um deles foi o jovem Carlos Henrique Rodrigues da Silva Filho, na época, estudante do curso técnico em informática.

“O curso de Introdução ao Mundo Digital foi mais um complemento para mim enquanto estudava no curso de técnico em informática. Relembrando e colocando em prática tudo da informática básica. O curso de Introdução à Cibersegurança foi completamente novo para mim, aprendendo o básico de segurança cibernética, a me proteger e proteger outras pessoas. Já no curso de empreendedorismo, eu aprendi a ter visão inicial de como montar o próprio negócio e gerenciar melhor minhas próprias economias”, conta.

Hoje, Carlos Henrique trabalha no setor de informática do 25° Batalhão de Caçadores. “Graças aos cursos da Cisco, em parceria com a Piauí Conectado, hoje eu estou trabalhando na área. Os cursos me ajudaram a entrar e ter a troca de conhecimento com meus companheiros do setor, que me ajudam a melhorar meus conhecimentos em cima dos cursos que a Academia Cisco disponibiliza ao público”, explica o profissional.

Mas a iniciativa foi além e, com o início da pandemia em 2020, as turmas foram abertas para que toda a população piauiense pudesse participar dos cursos de forma totalmente on-line e gratuita. Mais de 5 mil pessoas já participaram dos cursos, que abordam desde as noções mais básicas de informática até configurações de rede, em cursos mais avançados.

Os cursos on-line da Academia Cisco também chegaram aos moradores de outras regiões do país. Residente em Marília-SP, Alan Gabriel de Oliveira Morais Dias é apaixonado por tecnologia e trabalha em uma operadora de telecom. Ele é aluno do curso de CCNA 1, uma capacitação que começa a formar o aluno para uma carreira promissora na área de redes.

“Fiquei muito feliz pela oportunidade de fazer esse curso por meio da Piauí Conectado. Ele está abrindo muito minha mente e meus conhecimentos na área e está dando oportunidade de eu crescer dentro da empresa. Meu sonho sempre foi trabalhar com data center e esse curso era um dos requisitos para poder almejar esse cargo. Sou eternamente grato por essa oportunidade. Estou aprendendo demais”, afirma

De acordo com a coordenadora da Academia Cisco Piauí Conectado, Charlene Queiroz, a Cisco Networking Academy chegou ao Piauí com a intenção de desenvolver pessoas. “Nós estamos tendo muito êxito. A nossa academia cresceu muito, recebemos muitas mensagens de apoio e de pessoas que estão colhendo muitos e bons frutos com essa capacitação. É muito gratificante trabalhar com esse projeto e ver a mudança de vida e de realidade desses alunos”, declara.

Atualmente, os cursos gratuitos disponibilizados pela Academia Cisco da Piauí Conectado são: Introdução ao Mundo Digital (30h), Introdução à Internet das Coisas (20h), Introdução à Cibersegurança (15h), Fundamentos de Cibersegurança (30h), Linux Unhatched (8h) e Programação de Fundamentos na Linguagem Python (75h).

Para saber mais sobre os cursos e se inscrever, basta acessar o site: www. piauiconectado.com.br/cursos.

Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos