Concursos: especialistas dão dicas de como estudar e se sair bem nas provas

24/06/2023 10h36


Fonte G1

Imagem: Tirachard KumtanomPessoa estudando(Imagem:Tirachard Kumtanom)

O governo federal anunciou, na semana passada, a autorização para a realização de novos concursos públicos no país. Ao todo, serão criadas 4.436 vagas, para preencher os quadros de 20 órgãos federais (veja lista abaixo).

As oportunidades enchem os olhos de quem sonha em conquistar um emprego público. Mas, para alcançar a aprovação e tomar posse é preciso focar nos estudos e se preparar.

O professor Deodato Neto, que dá aulas em Brasília, diz que para se sair bem, o candidato deve seguir algumas dicas importantes, entre elas escolher um nicho. "Você tem que estudar para carreira policial, para carreira bancária, para os tribunais" – ou seja, não adianta "atirar para todos os lados".

"Outro ponto fundamental é conhecer as matérias básicas de concurso ,que são: português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional e direito administrativo. A partir do momento que tem a base, o candidato consegue estudar de forma simplificada",
diz o professor.

Outra recomendação, segundo o especialista, "é ter foco".

"Tem que se preparar antes de sair o edital, porque quando sai o edital, não dá tempo de se preparar e estudar", alerta o especialista.

O professor explica que o número de concurseiros aumenta a cada ano e a nota de corte fico mais baixa porque as provas estão cobrando mais e os estudantes se dedicando mais às vésperas das provas para estudar. O ideal é estudar sempre, diz o professor do Cuca Concursos.

"As pessoas se enganam estudando somente on-line. Não é a quantidade de vídeos que vai ajudar e nem horas estudadas, e sim a qualidade. Por isso, o presencial tem tido um foco muito maior", conta o professor.

5 dicas de como se preparar para um concurso público

O professor co-fundador do Soma Concursos, André Sócrates, elencou as cinco principais dicas para quem quer se preparar para concursos públicos:

1 - Esteja inserido no mundo dos concursos

Para começar a jornada, você precisa conhecer minimamente o que vem pela frente, e depois ir se aprofundando. Isso ajuda, inclusive, a saber se o serviço público é realmente o caminho certo.

Busque conteúdos acerca de concursos públicos, explore os materiais gratuitos de qualidade existentes na internet. Enfim, uma vez feita a decisão de iniciar os estudos, é importante se manter informado e ficar de olho nas movimentações dos órgãos públicos para a contratação de pessoal.

2 - Escolha sua área de estudo

É muito importante que você escolha sua área de estudo considerando aspectos como afinidade mas, sobretudo, considerando que a área que você escolheu deve ser condizente com a atividade que você deseja ter como profissão. Lembre-se que estudar várias horas por dia não é algo prazeroso, apesar de algumas pessoas gostarem, mas não é o caso de uma boa parcela dos concurseiros.

No mais, entenda que, ao escolher sua área por afinidade, provavelmente você estudará matérias que tenha prazer ou que possua algum conhecimento previamente adquirido. Isso vai ajudar no processo de aprendizado.

3 - Planeje e organize seus estudos

Defina metas e distribua o seu tempo segundo a sua realidade. Após a definição da sua área você poderá organizar seu estudo conforme as disciplinas que caem nos concursos da área escolhida, considerando o tempo que você tem disponível, o volume de conteúdos cobrados na área escolhida, o quanto você já conhece cada matéria, o volume de leitura de materiais, revisões e exercícios que serão necessárias.

O importante é que, ao tomar conhecimento sobre essas informações e parâmetros (demanda tempo), você poderá definir melhor suas metas de curto, de médio e de longo prazo. É importante também que, ao se organizar, você estabeleça metas diárias e semanais. Só assim você começará entender melhor seu desempenho no tempo.

Importante: Traçadas as metas, será necessário analisar sua rotina e fazer um planejamento para conciliar suas atividades diárias com o horário que será dedicado exclusivamente aos estudos.

4 - Conheça seu material de estudo

Se você quer se preparar em alto nível, você deve saber que seu material de estudo deve compor basicamente teoria — vídeo aulas ou material escrito — revisões constantes e resolução de questões.

O estudo por vídeo aulas é bem interessante para quem está começando, mas a medida que o concurseiro evolui é necessário que a dependência por vídeo aulas seja sanada, pois esse método de estudo, para quem já evoluiu no aprendizado toma bastante tempo.

Materiais em PDF são mais indicados para concurseiros que começaram avançar nas disciplinas e precisam aprofundar nos conteúdos.

5 - Não perca tempo, comece já

Você já deve ter observado que estudar para concursos públicos demanda tempo, organização, disciplina e muita, muita dedicação. Sendo assim, não espere nada e nem ninguém.

Comece agora mesmo, comece por um edital que seja do seu interesse e esteja de acordo com a área de estudo que você escolheu. Saiba que, geralmente, da autorização do edital até a publicação pode demorar em torno de 6 meses, podendo ocorrer antes.
Além disso, da publicação do edital até o dia da prova há algo entre 45 e 90 dias, o que é insuficiente para quem tem que dominar todo o conteúdo programático.

Veja os ministérios e órgãos contemplados com concursos em 2023

  • Ministério da Agricultura: 440
  • Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 80
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): 742
  • Ministério da Educação: 220
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): 50
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): 50
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): 100
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): 160
  • Ministério das Relações Exteriores: 100
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): 120
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): 100
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): 100
  • Agência Nacional de Mineração (ANM): 24
  • Ministério de Minas e Energia: 30
  • Analista de infraestrutura: 300
  • Analista em Tecnologia da Informação: 300
  • Auditor-Fiscal do Trabalho: 900
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 50
  • Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam): 50
  • Ministério da Saúde: 220
  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 300

O presidente da Comissão de Concursos Públicos da OAB-DF e advogado especialista em concursos públicos, Max Kolbe, diz que a abertura de tantas vagas é uma excelente notícia "não só para os candidatos, mas para toda sociedade".

"Temos hoje muitas vagas em órgãos em aberto, o que compromete a prestação dos serviços e sobrecarrega os servidores na ativa, influenciando assim na qualidade do serviço público",
diz Kolbe.

Para o advogado, vagas em aberto no serviço público também acabam se tornando "porta aberta para os chamados cabides de empregos de indicados políticos". Segundo o especialista, os processos seletivos são essenciais "para que tenhamos servidores atendendo às demandas da população e atendendo o que determina a Constituição Federal".


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: concursos, tempo, estudo