Câmara de Teresina aprova concurso público na educação; 1100 vagas para professores e técnicos

23/08/2023 09h32


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SemecCâmara de Teresina aprova Concurso Público na educação; 1100 vagas para professores e técnicos.(Imagem:Divulgação/Semec)Câmara de Teresina aprova Concurso Público na educação; 1100 vagas para professores e técnicos.

A Câmara Municipal de Teresina aprovou, nesta terça-feira (22), por unanimidade, dois Projetos de Lei propostos pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), ambos relacionados ao concurso público que será conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O primeiro projeto aprovado diz respeito à criação de cargos e vagas para o provimento efetivo que abrange o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino do Município de Teresina.

O segundo projeto aprovado trata do Quadro Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo de Nível Médio e Superior da Secretaria Municipal de Educação (Semec) do Município de Teresina.

O vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder do prefeito na Câmara, ressaltou a importância desses projetos e as economias que eles devem trazer.

“O concurso público é para podermos fazer um chamamento já para o próximo ano letivo, trazendo inclusive uma economia de quase R$ 9 milhões. Cerca de 1000 pessoas seriam contratadas, entre magistério e outras categorias igualmente necessárias na educação, como engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos”,
declara o líder

O vereador destaca ainda que o concurso está confirmado ainda para este ano, pois, sem esse concurso, prejudica o ano letivo atual. O professor substituto que está atualmente na Semec tem um prazo, definido em lei, até setembro, podendo ser estendido até dezembro. No próximo ano, não haverá mais possibilidade de extensão.

O Secretário Executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, participou da sessão e acrescentou que há um déficit real de professores, especialmente agora em setembro, quando os contratos de professores substitutos serão encerrados.

“Hoje, existe uma necessidade real de cerca de 800 professores efetivos para o primeiro e segundo ciclos, além de técnicos administrativos. Atualmente, esses cargos técnicos são ocupados por professores também formados nessas áreas. Esse concurso vem para preencher essa lacuna técnica", destacou.



Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos

Tópicos: concurso, professores, semec