Rafa Kalimann fala da vida depois do BBB, carreira e processo contra digital influencer

25/05/2020 08h57


Fonte Revista Glamour

Imagem: Reprodução / InstagramClique para ampliarRafa Kalimann(Imagem:Reprodução / Instagram)

É difícil acreditar, mas já faz quase um mês desde que o Big Brother Brasil 20 chegou ao fim. Em sua temporada mais emblemática, cheia de polêmicas, aprendizado, e entretenimento, seus personagens principais seguem tão vivos que é como “se nada tivesse mudado" - a gente ainda quer saber o que eles estão fazendo, ainda queremos suas opiniões nos mais diversos assuntos. Por esses e outros motivos, conversamos com Rafa Kalimann sobre… Sobre tudo!

Atualmente em Goiânia com toda a sua família (toda mesmo!), ela falou dessa nova vida pós-BBB, possíveis planos relacionados ao trabalho, relação com ex-participantes, polêmicas, e muito mais.

De participante para espectadora (na hora certa)
"Eu quero muito assistir todos os programas, maratonar. Era uma coisa que eu falava dentro da casa, mas eu ainda não estou preparada para isso, a cicatriz ainda está exposta. Quando eu sai, eu recebi muitas informações, não só [do que aconteceu] comigo, mas do que aconteceu dentro da casa e tudo mais… E assusta, né? Então eu estou esperando um pouquinho, esperando esfriar isso em mim, tudo está muito na flor da pele. Se não eu vou acabar entrando em julgamentos comigo mesma, pensar que poderia ter feito diferente, e eu não quero isso nesse momento. Quero ficar com o coração tranquilo. Estou muito orgulhosa da trajetória toda. A experiência foi incrível, eu viveria ela mais 50 vezes se fosse possível. Se tivesse o botão reset eu começaria de novo, mesmo sabendo de todas as consequências. Iria novamente com a mesma intensidade. Mas, ao mesmo tempo, assistir isso e ver você lá dentro é um pouco estranho”, contou.

O impacto do programa e o caso Victor Hugo
“A gente sabia da dimensão do programa, [mas ninguém] esperava que fosse do jeito que foi, um programa histórico, que mexeu com o Brasil todo, e o lado negativo veio muito mais forte do que seria se não tivesse uma proporção tão grande. Eu conversei com a Thelminha [Assis], por exemplo… Acho com convicção que para quem não era convidado, para os inscritos, está muito mais difícil, porque a gente já estava um pouco acostumado, a gente já sabia mais ou menos que existiria os haters, que existiria as criticas, e etc. Os inscritos, não, pegou todo mundo muito de supresa em uma proporção gigantesca. Então para o Victor Hugo, por exemplo, lidar com tudo isso tem sido muito difícil, e eu acho que cabe a nós, que estamos um pouco mais acostumado, que viveu essa situação junto com ele, conversar e tentar de alguma forma ajudar".

Victor Hugo tem sido alvo de ódio na internet desde a sua saída do programa. Em entrevista recente, Gizelly Bicalho, que também estaria em contato com ele, contou que naquele momento apenas os seus pais estavam ao seu lado.

Do BBB para a vida
Sem estar em nenhum grupo de troca de mensagens como o Grupo das Canceladas*, a mineira está em contato com poucas pessoas do programa (pelo menos até o momento que essa matéria foi escrita). São elas: Manu Gavassi, Thelminha, Pyong Lee, Gizelle, Lucas Chumbo e o já citado Victor Hugo. "Eu tenho o WhatsApp de pouquíssimos”.

O fadado teste de fidelidade
Quase recriando a versão do meme surpresa mas não chocada, Rafa falou: “Era mais ou menos dentro do que eu estava acreditando que havia acontecido, mas algumas coisas me pegaram de surpresa, por ver outros envolvidos nisso. Eu não imaginava que o Gui [Napolitano] sabia das frases, dos comentários, que estava junto ali. Não foi um susto porque não pegou de surpresa, mas entender direitinho como tudo aconteceu, o que falaram, como as coisas foram verbalizadas, me deixou chateada”.

O começo da vida nova
Apesar do seu trabalho como digital influencer ter crescido bruscamente, suas próprias palavras, Rafa quer levar com calma a nova fase. "Sinceramente, depois que eu sai o choque de realidade foi muito grande. Eu [ainda] estou um pouco anestesiada. Estou sem entender direito que caminho seguir, até porque não tem como fazer nada agora. Estou com bastante cautela, investindo mais nas redes sociais, tentando estar em todas as plataformas ao mesmo tempo, com uma comunicação legal, mas não sei como vai ser mais para o final do ano.
Eu queria muito trabalhar com palestras, estava pensando em um livro, ir para o teatro, até falei várias vezes dentro do programa que o próprio Babu [Santana] e a Manu me instigavam a voltar a fazer teatro, que era uma coisa que eu fazia quando era mais nova. Acredito que quando essa pandemia passar, vou seguir com esses projetos, principalmente do lado do teatro e das palestras.

Carreira no entretenimento
Seja atuando ou apresentando, não são poucas as ex-participantes do BBB que engataram o programa com alguma carreira conectada ao universo do entretenimento e Rafa quer entrar para esse time de estrelas. "Eu gosto disso, eu gosto de gravar, eu gosto de tudo que tem haver com comunicação. A gente tem recebido algumas propostas, nada relacionado com emissoras ou coisas do tipo, mas algumas propostas são diferentes do nicho das redes sociais. Eu acho que até o meu público espera que isso aconteça”, disse.

Questão do aborto e processo contra influencer
Ainda dentro do Big Brother, Rafa contou para alguns participantes (e todo Brasil) que sofreu um aborto espontâneo aos 19 anos. Naquele época, mal sabia que já havia uma história “ligada" ao assunto fora da casa. A digital influencer Ana Paula Tanos disse em uma série de stories que a ex-BBB havia realizado três abortos.

"Alguns ataques que aconteceram aqui fora, histórias que inventaram sobre mim, a gente teve que entrar com processo e tudo. Isso me deixou muito… O que me deixou mais assustada… É assim: eu acho que existem formas das pessoas crescerem, das pessoas aparecerem. Não tem nada de errado nisso, nada de ruim na pessoa querer visibilidade, porque muitas vezes é o nosso trabalho mesmo e a gente busca formas de fazer isso acontecer. Mas a gente precisa ter princípios. A gente precisa ser honesto com o que a gente está fazendo.

Foi muito sujo como tudo aconteceu, eu jamais… Eu não faria isso [aborto], quanto mais iria expor [de outra pessoa]. Vejo só, eu expus o que aconteceu [dentro da casa], foi um momento de dor para mim, que realmente aconteceu na minha vida, mas não foi eu quem fiz [em mim mesma]. Eu escancarei as minhas dores para alguém aqui fora usar disso. A gente entrou com o processo para organizar toda essa história, para entender da parte dela porque ela fez isso."

Ainda sobre o assunto, Rafa disse para a Glamour que as duas se conheceram há anos, mas nunca foram amigas. "Se eu não estou enganada ela falou que nos chegamos a morar juntas… É mentira. Eu conhecia, a gente fez evento em São Paulo, a gente tinha um amigo em comum, mas nada muito próximo. Era uma conhecida. Eu sei quem é, mas não tenho contato há sei lá quantos anos”, complementou.

Todo mundo está cancelado?
Como ninguém é unanimidade na internet, Rafa também teve suas polêmicas, sendo a maior delas ligada ao seu trabalho missionário em Moçambique. Houve quem relacionasse a digital influencer com a Síndrome do Branco Salvador, termo utilizado para pessoas que realizam trabalho voluntário mais pela projeção e auto-satisfação do que pela causa em si. Quanto a onda de cancelamento, disse: ”Eu acho que essa onda dos cancelados veio mais agora, eu nunca tinha sido antes. Existiam críticas, mas nunca em uma proporção tão gigantesca igual foi. Como o próprio Tiago Leifert falou, todos nós fomos cancelados dentro do programa. Até porque é muito vulnerável, muito exposto. Eu nunca tinha tido experiências desse jeito, mas eu sabia que teria chances disso acontecer. Quando eu entrei, pensei comigo… Qualquer coisinha que acontecer comigo aqui dentro a internet irá falar muito”.

Mas o que é a Missão África?
Tema muito debatido pela redes sociais, perguntamos para a sua madrinha o que a ONG faz, literalmente: "Nós mantemos várias escolinhas para crianças de 5/6 anos. Mantemos elas alimentadas na escola e [damos] cestas básicas para casa. As famílias também recebem um apoio [financeiro] da ONG. A cada três meses, mais ou menos, [também] tem atendimento médico e odontológico. Eu, juntamente com todos os integrantes da ONG, trabalhamos continuamente. Não paramos de jeito nenhum de levantar recurso, porque a gente não faz trabalhos pontuais. A gente mantêm muitas crianças e muitas famílias diariamente. Todos os dias nós pensamos em parceiros, padrinhos, apoiadores… Eu estou 100% envolvida nisso."

Dinheiro & Coronavírus
"Eu ainda não fechei um lugar exato. A gente está assim: entendendo o lugar que mais precisa para poder direcionar. Ainda não sei se irá exatamente para pessoas aqui desse região [Goiânia], mas vai para famílias que precisam de dinheiro agora por conta do coronavírus".

*Grupo das Canceladas: em seu Twitter, Flayslane contou que existe um grupo no WhatsApp chamado Grupo das Canceladas. Estão nele: ela mesma, Bianca Andrade, Mari Gonzalez e Marcela Mc Gowan.

Tópicos: programa, rafa, influencer