Patrícia Poeta lembra cirurgia: "Antes de adoecer, estava sempre no automático"

21/01/2023 11h56


Fonte Revista Marie Claire

Imagem: Paulo Eduardo/DivulgaçãoPatrícia Poeta(Imagem:Paulo Eduardo/Divulgação)Patrícia Poeta

Patrícia Poeta praticamente nasceu de novo após precisar realizar uma cirurgia de emergência nas amígdalas, em setembro de 2021. A jornalista e apresentadora do Encontro foi diagnosticada com uma grave bactéria na garganta que colocou sua vida em risco.

“Tive várias incertezas sobre se iria fazer coisas básicas, como comer e falar. Por pouco eu não estaria mais viva”,
afirma a apresentadora a Marie Claire.

Em entrevista por vídeo, a apresentadora de 46 anos lembra dos momentos mais críticos que viveu, desde o diagnóstico até a complicada recuperação, e diz que, do caos, conseguiu aprender uma lição: “Hoje um problema para mim é um probleminha perto do que eu passei. Me ajudou a levar a vida com mais leveza. Foi uma segunda chance.”

Tudo aconteceu em um sábado, 11 de setembro de 2021. A agenda da apresentadora estava cheia. Todos os compromissos foram interrompidos depois de um desmaio que a levou ao pronto socorro. Com exames de imagem, a hipótese de uma gripe forte foi substituída por um diagnóstico ainda pior.

Poeta estava com uma bactéria que poderia fazê-la perder a voz, seu principal instrumento de trabalho. Pior que isso era perder a vida, o que também era uma possibilidade. “Quando cheguei no hospital, estava muito fraca. Então, tive que tomar antibióticos (no plural) até ficar um pouquinho melhor e só então poder ir para a sala de cirurgia", lembra a apresentadora.

A cirurgia foi complexa e, apesar de ter durado muito tempo, não deu conta de retirar toda inflamação – isso poderia fazer com que perdesse o paladar para sempre. Por isso, havia chances de que pudesse ser submetida a uma segunda operação, caso os remédios não fizessem efeito.

A apresentadora lembra que a noite após a operação, foi uma das mais difíceis que passou. “Fiquei acordada a noite inteira. Eu rezava, chorava, rezava, chorava... Pensava: Passei por tudo isso e não resolveu nada?"

"Nada é mais importante do que o agora"

Depois de passar 15 dias internada, Patrícia Poeta pôde voltar para casa, mas não foi liberada. Por mais dois meses, a rotina foi marcada por adaptações, medicamentos e sessões de fisioterapia para poder voltar a falar e se alimentar.

"Voltei para casa tendo que fazer uma série de exercícios. Eu não conseguia abrir a boca, ela travou. Foi um momento bem difícil para mim. Precisei exercitar minha resiliência”,
define.

A resiliência e o susto eram dois sentimentos constantemente presentes durante toda a recuperação. “Ao mesmo tempo, eu sentia gratidão por estar viva.”

De fato, a apresentadora diz que é difícil olhar para trás e relembrar como as dores, tanto físicas quanto mentais, a corroeram. No entanto, ela diz que toda situação a transformou completamente, fazendo com que ela passasse a aproveitar todos os momentos da vida.

"Antes de adoecer, eu estava sempre no automático, fazendo tudo ao mesmo tempo. Esse período me ensinou que nada é mais importante do que o agora, o que para mim foi maravilhoso, porque eu sempre vivia de olho no presente e no futuro. Eu estava aqui, mas ao mesmo tempo estava pensando no que ia fazer no ano que vem”,
analisa.

“Acho que essa experiência me permitiu dizer: Relaxa. Curta esse momento. Um dia de cada vez. Não é fácil [se desligar], mas isso me ensinou a viver o presente na marra, e não tem nada melhor do que isso”, finaliza a apresentadora.

Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades