Paloma Poeta fala da carreira de apresentadora e da relação com a irmã, Patrícia Poeta

02/10/2023 12h10


Fonte O Globo

Imagem: Reprodução/InstagramPatrícia e Paloma Poeta(Imagem:Reprodução/Instagram)Patrícia e Paloma Poeta

Com mais de dez anos de profissão, a jornalista Paloma Poeta não imaginava, no início da carreira, que trilharia os mesmo passos da irmã, Patrícia Poeta, e também viraria apresentadora de TV.

— Meu sonho sempre foi trabalhar escrevendo, contando histórias. Mas me viciei em televisão e não larguei mais. Passei na faculdade com 16 anos e me formei muito cedo. Mas não me imaginaria fazendo outra coisa senão jornalismo — conta Paloma, que comanda programas da Record.

A jornalista, de 31 anos, já passou pela RBS (afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul) e pela Band. Ela está há nove anos na Record. Este ano, estreou como apresentadora do "Balanço geral RJ" aos sábados. Paloma conta como Patrícia, à frente do "Encontro", na Globo, influenciou sua carreira:

— Quando minha irmã entrou na Globo, eu tinha uns sete ou oito anos. Na minha época de escola ela era moça do tempo do "Jornal Nacional". De alguma forma sempre serve como exemplo. Você tem aquela pessoa dentro de casa com uma carreira da qual eu morro de orgulho. Admiro muito.

Paloma conta que teve receio das comparações com a irmã mais velha no início da carreira:

— Acho que já passei dessa transição de "irmã da Patrícia Poeta" para "Paloma da Record", "moça da Record" ou "Poeta da Record". Isso é uma prova de que eu fui trilhando meu caminho e conquistando meu espaço, ganhando a minha identidade. Acho que a pressão e a comparação são muito grandes. Mas você vai assimilando que são pessoas diferentes. Nenhum tipo de comparação é saudável, nem com minha irmã nem com qualquer outra pessoa. A nossa diferença de idade também é grande. Ela tem 16 anos a mais de carreira do que eu. Fui aprendendo a separar as coisas e a me comparar só comigo mesma, vendo o que dá para fazer para melhorar.

As jornalistas ainda têm uma terceira irmã, Paula, que é formada em Direito e vive fora do Brasil:

— Patrícia mora em São Paulo, mas procura vir ao Rio de Janeiro, onde eu moro desde 2021. A gente se fala bastante, compartilha situações da vida e tenta se encontrar quase todo domingo para almoçar em família.

Patrícia inclusive foi sua madrinha de casamento. Em 2021, Paloma se casou com o também jornalista Luiz Piratininga. Os dois estão juntos há cinco anos:

— Em casa a gente separa muito as coisas. O profissional é quase um assunto proibido. Ele também é muito reservado, quase não posta nas redes sociais. E eu respeito.

 

Tópicos: jornalista, paloma, patr?cia