Luísa Sonza é alvo de processo por injúria racial

19/09/2022 08h59


Fonte Msn

Imagem: AGNewsLuísa Sonza(Imagem:AGNews)Luísa Sonza

O nome de Luísa Sonza se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais nos últimos dias. O motivo foi o andamento de um processo por injúria racial que a cantora, que foi uma das atrações do Rock In Rio, recebeu em 2020.

O assunto voltou à tona porque uma audiência entre as partes aconteceria na quarta-feira (14). No entanto, o link da sessão virtual vazou na web e o encontro precisou ser adiado. Além disso, o processo foi colocado em segredo de Justiça por conta da repercussão do caso.

LUÍSA SONZA PROCESSADA POR INJÚRIA RACIAL. O QUE ACONTECEU?

A advogada Isabel Macedo, uma mulher preta, estava comemorando seu aniversário em uma pousada de Fernando de Noronha, no dia 22 de setembro de 2018. Durante um festival de gastronomia do local, Luísa a teria abordado de maneira ríspida.

"Por um acaso parei atrás da Luisa. No evento tinham vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: Pega um copo d"água pra mim?. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou: Você não trabalha aqui?", relata Isabel, em entrevista ao portal Notícia Preta.

Luísa teria dito que "não era isso que Isabel estava pensando". "Na hora eu disse a ela que ela nunca sentiria o que eu estava sentindo, pois ela nunca seria confundida com as pessoas que servem nas festas que ela frequenta. Não é demérito algum ser empregada, eu mesma já fui doméstica, a questão é por que a branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?", indagou Isabel, ainda em entrevista ao Notícia Preta.

Isabel abriu um processo por injúria racial contra Luísa e pede uma indenização de R$ 10 mil por danos morais e uma retratação pública. A advogada também colocou a pousada na Justiça pois não teria recebido o devido suporte da gerência do local.

O QUE DIZ A DEFESA DA LUÍSA SONZA?

Em 2020, quando o caso veio à tona pela primeira vez, Luísa foi para as redes sociais e negou que a situação descrita por Isabel.

"Gente, tudo isso é mentira! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda. Minha equipe já está tomando todas as providências jurídicas quanto ao caso",
escreveu Luísa.

Na época, a equipe jurídica de Luísa pediu extinção do processo, acusou a advogada de oportunismo e ainda alegou que ela queria "usufruir de vantagens financeiras e obter seus cinco minutos de fama". "As acusações são falsas, inverídicas e vêm em um momento oportunista, em razão do crescimento exponencial da carreira da artista", disse o advogado da cantora.


Tópicos: racial, processo, preta