Grazi Massafera diz ter sido desafiada por diretor em "Travessia" e detalha reações da família

14/10/2022 10h10


Fonte O Globo

Imagem: Reprodução/InstagramGrazi Massafera interpreta Débora em Grazi Massafera interpreta Débora em "Travessia"

Em dois capítulos de participação em "Travessia", Grazi Massafera arrebatou o público. E a morte de sua personagem, Débora, deixou os telespectadores órfãos. A repercussão foi tamanha que a autora, Gloria Perez, disse no "Mais você" que ela voltará a aparecer em flashbacks. E o diretor artístico, Mauro Mendonça Filho, afirmou que a presença da atriz "abrilhanta qualquer trabalho". Em entrevista exclusiva, a paranaense de 40 anos conta como foram os bastidores das sequências da novela das 21h:

— Tentei me jogar com a intensidade que essa personagem exigia. Eu sabia que eram só algumas cenas no primeiro capítulo, então eu tinha que contar essa história da melhor maneira possível. Ela tinha que ser meio furacão. E, para isso, nada melhor do que essa intensidade. Trabalhei cena a cena. Tive encontros com a Andrea Cavalcanti, que é preparadora de elenco e madrinha da minha filha. Nós trabalhamos juntas há muitos anos, desde a época em que eu dizia que queria desistir e ela falava: "Não, você tem talento". É alguém que tem importância na minha vida e na minha carreira. E Maurinho, na hora de gravar, podia me pedir coisas para as quais eu não estaria preparada. Na cena em que Débora fica com a arma na cabeça, por exemplo, estávamos ali gravando, ele fazendo do lado do Rodrigo (Lombardi) e eu concentrada num cantinho. Aí ele olhou para mim e disse: "Fica em estado de choque". Como as sequências eram num quarto de hotel, tudo tem um tempo cronometrado. Tinha que ser rápido. E rolou. Mas ele me pediu isso na hora e falou: "Faz isso comigo". É um estímulo interessante. Ao mesmo tempo que me deixou sem chão, estava seguro do que queria e de que eu poderia oferecer algo próximo à intenção.

A cena de Débora em estado de choque circulou nas redes sociais. O que os telespectadores não imaginam é que ali não tinha só interpretação.

— (Depois que ele fez o pedido) eu fiquei me concentrando, meu corpo inteiro começou a tremer de verdade. Eu tive que manter essa continuidade de tremedeira. Meu corpo começou a entrar nesse estado de emoção. E essa entrega também aconteceu, de outra maneira, na cena da porta da casa do Guerra (Humberto Martins). Aquela cena foi no prédio da minha dermatologista. Ela até brincou: "Você está arrumando confusão na porta do meu consultório?" — diverte-se Grazi ao relembrar.

Nesta semana, a atriz tem agradecido aos amigos e aos seguidores pelo reconhecimento do trabalho:

— Nossa! É tão bacana... Fiquei tanto tempo fora da televisão, sem fazer uma personagem, só estudando. Fui para a Espanha aprender mais e, por escolha, não quis aceitar nada nos últimos anos porque foi ótimo, e ainda está sendo, passar mais tempo com a Sofia (sua filha, fruto do relacionamento com Cauã Reymond). Por esse período todo pensei: "Não quero estar de novo no olho do furacão e nem quero perder isso (o crescimento da menina, de 10 anos)". Estou amando o que faço, atuar, mas tem horas que entro em crise. A profissão de ator tem isso.

Antes de dizer "sim" a "Travessia", Grazi chegou a ser cotada para trabalhar na HBO. Ela agora vai começar um trabalho para o cinema:

— Sou apaixonada pelo Maurinho e admiro a Gloria como autora, como mulher. Agora, tenho um filme engatado ("Uma família feliz", de Raphael Montes e José Eduardo Belmonte). E todas as cenas da novela já foram gravadas. Já entro em preparação para o longa semana que vem. Estou bem ansiosa para esse projeto, que sai do drama e vai para o suspense. Sou fascinada por filme de terror, assistia desde pequena quando minha mãe deixava.

Sofia, sua filha, também viu as cenas da novela das 21h. Grazi detalha que cada membro da família teve uma reação inusitada:

— Sofia começou a chorar muito e falava: "Jade (Picon) ficou sem mãe". Já a minha mãe me ligou dizendo: "Desliguei a TV porque não quero ver isso". E meu pai perguntava: "Quando vai ser o enterro?". Ele sempre leva as coisas com muito humor. Eu tinha ficado aliviada quando a Gloria me disse que tinha amado. Isso já tinha me deixado extremamente feliz. Geralmente, ao assistir às minhas cenas, sou muito crítica. Estou num momento de ter prazer de trabalhar. Você aprender aos olhos do público não é simples. E eu sou caxias.

Além da cobrança interna, Grazi diz que enfrentou críticas ao longo da sua carreira, mas frisa que o público se manteve fiel a ela:

— Sou de natureza muito corajosa, sabe? Eu venho aprendendo que o fracasso é criativo. Quando você perde o medo do fracasso, outras oportunidades se abrem. Isso tem acontecido muito comigo. E a maturidade vem ajudando. Desde o "BBB", o público sempre esteve do meu lado. Venho de um tempo em que a internet não era tão forte. E é tão gostoso ver que 18 anos depois (do BBB) isso ainda acontece.

Como uma maneira de fortalecer mulheres anônimas, Grazi se pronunciou na internet afirmando que "estar solteira não é sinônimo de fracasso". Ela esclarece por que mais decidiu se pronunciar:

— Foi para legitimar. Legitimar que está tudo certo com a gente. É uma questão de a gente não ceder a uma estrutura de cultura que institui que, se a mulher não está acompanhada, ela deu errado. Foi na intenção de a gente poder falar: eu tenho essa escolha, não preciso ceder a pressões. Se a gente já faz esse questionamento em relação à estética e a outros (tabus), por que não? Sou a favor de relacionamento, de encontrar o amor, mas quando se faz essa reflexão a pessoa fica ainda mais preparada para uma relação.

Nos últimos dois anos, além da dedicação à família e aos estudos, a atriz também se matriculou em cursos para abrir a mente em relação a seus privilégios e para investir no crescimento pessoal:

— Estou estudando sobre estrutura de racismo no país. É pesado, mas é importante. Isso mexe com reflexões de uma vida inteira. Também comecei aula de violão porque é bom ter um conhecimento lúdico. Gosto de fazer atividades com o corpo. Isso é da minha natureza e soma.

A decisão de se posicionar sobre política (recentemente a atriz declarou voto em Luís Inácio Lula da Silva, do PT, para a presidência do país) também é consequência de seu mergulho nos estudos das estruturas sociais do país. Ela explica que se mantém firme, ainda que haja críticas:

— Quanto mais a gente se aproxima da gente, por mais que o mundo esteja dessa forma e que a internet seja aquela coisa de termos que publicar tudo muito para o outro, tento sempre estar em contato com a minha essência.

Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: novela, personagem, grazi