Giovana Cordeiro detalha o que mudou ao ser protagonista e relata luta contra padrões estéticos

03/09/2023 11h34


Fonte Extra

Imagem: Giselle Dias Giovana Cordeiro (Imagem:Giselle Dias )Giovana Cordeiro 

O maior fuzuê da vida de Giovana Cordeiro foi se doar 100% para sua primeira protagonista, a Luna da novela das sete. O número de gravações por dia é grande, bem como o volume de trabalho fora de cena. E para encarar esse novo desafio, a carioca, nascida e criada no Recreio, na Zona Oeste, precisou fazer mudanças e adaptações na própria rotina.

— Quando fazia “Mar do sertão” (a atriz viveu a Xaviera na obra de 2022, que antecedeu “Amor perfeito”), chegava em casa e não tinha energia para cozinhar, por exemplo. Minha alimentação ficou de lado. Agora, entendi que precisava de alguém para me ajudar. Então uma vez por semana vai uma pessoa na minha casa e me auxilia a montar as marmitas da semana, levo sempre uma mochila térmica para a Globo com tudo para o dia — conta Giovana, que pediu para sua nutricionista uma dieta que a ajudasse a ter energia para encarar o novo trabalho na TV: — No início da novela, eu treinava todo dia. Se eu ia gravar às 5h da manhã, acordava às 3h para fazer exercício físico. Mas confesso que agora dei uma aliviada. Vou quando dá.

Aos 26 anos, Giovana conta com uma aliada de ouro na organização de sua rotina pessoal: Daniela, uma de suas duas irmãs, que começou a trabalhar com a atriz ainda na época de “Mar do sertão” para que ela conseguisse focar no trabalho na antiga novela das seis. Agora, com uma personagem de ainda mais destaque na TV e já percebendo a repercussão positiva do papel, a protagonista da obra de Gustavo Reiz segue empenhada em manter a vida organizada e os pés no chão, principalmente no que diz respeito aos desejos materiais.

— Tenho tentado me organizar mais financeiramente para planos futuros, mas agora é o momento de plantar. Não acho que seja hora para uma grande mudança na minha vida pessoal. Tenho que observar, estar focada em trabalhar. Depois, quando a novela acabar, tenho, sim, planos maiores, como a vontade de me mudar para uma casa com quintal e sol batendo — conta ela, também irmã de Natália.

A determinação, como se vê, é ponto em comum entre Giovana e Luna. Mas a atriz compartilha com a mocinha outras características. Na novela, a jovem se agarra à fé na busca por sua mãe desaparecida. Fora da ficção, a intérprete conta que também é uma mulher religiosa.

— Sou da umbanda, sigo minha fé e as coisas para a manutenção dela. Estou sempre muito ligada com o que me ajuda a me conectar com as energias e com o que eu acredito. Faz parte de quem sou — conta a escorpiana, que também adora astrologia: — Todo mês vejo o tarô do meu signo, jogo baralho cigano, sou toda esotérica. Vejo as tendências astrológicas, às vezes deixo de tomar decisões ou ter reuniões e conversas. Falo: “Ok, melhor esperar uma hora melhor”.

O grande tesouro
Imagem: Reprodução/InstagramGiovana Cordeiro com a mãe, Lilian, e as irmãs, Natália e Daniela.(Imagem:Reprodução/Instagram)Giovana Cordeiro com a mãe, Lilian, e as irmãs, Natália e Daniela.

Para a atriz, não há barra de ouro mais valiosa que o maior tesouro de sua vida: a família, que, segundo ela, é superunida. Giovana relembra que cresceu em uma casa repleta de mulheres, dividindo o quarto com as irmãs e recebendo sempre a visita de amigas e primas.

— Sou de uma família de mulheres e vejo o quanto foi bom eu ter crescido num ambiente onde consigo falar abertamente sobre minhas experiências como mulher e como isso me protegeu em diversas situações. Também foi bom para minha mãe, Lilian, já que somos de diferentes gerações. A gente vê o quanto ela foi se libertando de alguns tabus — pontua a atriz, que era criança quando os pais se separaram, mas segue mantendo contato com o pai, Flávio, também bem presente em sua vida.

Na direção contrária à de sua personagem, que está sempre em pé de guerra com a irmã, Preciosa (Marina Ruy Barbosa) — apesar de elas não saberem ainda que compartilham esse laço —, Giovana descreve Daniela, de 29 anos, e Natália, de 31, como “as melhores pessoas que tem na vida”:

— Somos muito amigas! Eu sou a caçula. Dani, que é a do meio, trabalha comigo, e Natália, a mais velha, trabalha com eventos e é ótima com arte e cenografia também. Às vezes ajudamos a Nath a montar festa, ela me auxilia quando tenho que entregar uma publicidade... Compramos a briga uma da outra, sabe? E temos só dois anos de idade de diferença para cada uma, então chegou um momento da adolescência em que nos aproximamos muito.

Em cena, as discussões entre Luna e Preciosa são constantes, e Giovana conta que as duas atrizes se divertem com essas brigas:

— Eu e Marina trabalhamos em registros, tons e loucuras diferentes justamente porque as personagens são bem distintas. No início, ela ficava mal de falar as coisas: “Meu Deus, isso é muito absurdo”. Mas nós duas sabemos que é cena e está tudo certo!

Independência financeira
Imagem: Giselle DiasA atriz Giovana Cordeiro.(Imagem: Giselle Dias)A atriz Giovana Cordeiro.

Ser livre financeiramente sempre foi uma vontade de Giovana, que começou a trabalhar aos 15 anos. Antes de as oportunidades na atuação surgirem, ela esteve em recepção de eventos e também foi modelo.

— Eu sempre quis ser independente e construir minha carreira, muito mais do que imaginava me casando, construindo família, tendo filho. Queria ter o meu espaço, coisa que eu não tinha quando dormia no mesmo quarto que minhas irmãs. E quando uma delas (Natália) teve uma filha (Thaia, sobrinha de Giovana, hoje tem 10 anos), passamos a dividir o quarto para quatro! — lembra.

Depois de se formar em Artes Cênicas, o primeiro pagamento como atriz foi investido na mudança da família para um apartamento maior. Hoje, no entanto, Giovana já pode dizer que deu “check” no desejo de ter o próprio cantinho, já que mora sozinha no mesmo bairro em que nasceu e cresceu.

— Faz quatro anos que moro sozinha. Minha irmã do meio casou, e a Nath, que tem minha sobrinha, está com minha mãe e a filha. Mas todas nós ainda moramos pertinho — diz.

Para montar seu espaço, Giovana exercitou um lado seu que também tem a ver com Luna. Durante a pandemia, a atriz desenvolveu uma habilidade que a aproxima de sua atual personagem: os trabalhos manuais. Enquanto a mocinha de “Fuzuê” faz biojoias, sua intérprete adora artesanato e botou a mão na massa na obra do apartamento.

— Fiz tudo do zero sem entender nada, não sabia meu estilo, nem o que era uma massa corrida. Tive que aprender na marra. E aí, imagina, nesse ambiente de obra, mulher, sozinha, nova... Percebi que eu precisava entender daquilo para conseguir cobrar prazo, pesquisar preço, saber o que estava sendo feito — explica ela, detalhando o que fez na ocasião: — Com a estrutura já feita, eu mesma finalizei e decorei. Consegui acabar ele inteiro e olho tudo com muito orgulho, porque cada coisinha eu que fiz. Pintei parede, montei móveis, planejei ambientes. E gostei tanto que comecei a fazer projeto para minhas amigas e irmãs. Baixei um aplicativo que fazia planta 3D e montava para as pessoas.

Paixão à primeira vista
Imagem: Reprodução/InstagramOs atores Giuliano Laffayette e Giovana Cordeiro.(Imagem:Reprodução/Instagram)Os atores Giuliano Laffayette e Giovana Cordeiro.

“Fuzuê” chegou substituindo “Vai na fé”, novela em que o ator e namorado de Giovana, Giuliano Laffayette, integrava o elenco, como Fabrício. A passagem de bastão entre o casal que está sem tempo para as férias não foi um problema. Muito pelo contrário, diz ela:

— Graças a Deus! É um momento para nós enquanto casal também muito feliz. Como atores, sabemos a luta que é a profissão, queremos alcançar bons projetos para nossa carreira. Estamos celebrando ambos no ar, trabalhando e em movimento. Arrumamos um jeito de ficar juntos, estamos sempre perto, mesmo com muito trabalho. E foi bonito isso de ter uma novela seguida da outra.

Os dois se conheceram através de amigos em comum e estão juntos há mais de quatro anos. Giovana é daquelas que acreditam em paixão à primeira vista, como a que sentiu por Giuliano e a que Luna teve com Miguel (Nicolas Prattes).

— Acho que a gente só sabe depois que o amor se confirma, e isso só acontece com o tempo. Aí você relembra daquele primeiro momento — ressalta a atriz, apaixonada.

A química entre Luna e Miguel já conquistou o público, que torce pelo casal da ficção. E para que essa parceria desse certo, a confiança entre a atriz e seu colega de cena precisou ser bem estabelecida, explica ela:

— Nicolas é um ator disponível, estudioso e dedicado. Ele tem uma forma de trabalhar que eu admiro muito e com a qual me identifico. A gente é cuidadoso com as coisas que são ditas, na manutenção da relação no trabalho, somos educados, sensíveis, atenciosos. Rapidamente nos sentimos confortáveis com a presença um do outro. Ele é uma das pessoas ali com quem eu mais troco e converso sobre minhas inseguranças, percepções, o que imagino para a cena, meus limites. Ele respeita muito essas opiniões, e vice-versa.

Além de Miguel, Luna tem em sua vida o ex-namorado Jefinho (Micael Borges), que tenta reconquistá-la. Sem ter certeza do que a trama reserva para os personagens, Giovana aposta num envolvimento entre eles para movimentar a novela e diz que, no lugar da mocinha, agiria diferente.

— Eu já teria dado um chega para lá no Jefinho, tipo: “Cara, calma aí. Nossa história já foi, não existe você invadir meu apartamento”. Mas eu, como espectadora, até acho interessante que a história entre eles se desenvolva. Ele tem um carinho com ela, acho que em algum momento pode dividir o coração da minha personagem.

O corpo perfeito
Imagem: Giselle DiasA atriz Giovana Cordeiro.(Imagem:Giselle Dias)A atriz Giovana Cordeiro.

No meio dos elogios à atuação de Giovana como Luna, também pipocam os comentários sobre sua beleza na tela. Mas quem a vê hoje feliz consigo mesma e cuidando da saúde pode nem imaginar que as pressões estéticas já a fizeram sofrer.

— Fui uma adolescente muito complexada com meu corpo. Hoje eu vejo que não tinha nenhum motivo aparente, era mesmo uma construção pessoal minha a partir da sociedade. Cresci na época das panicats, das mulheres fruta, e eu sempre fui magra. Com 13 anos, comecei a fazer musculação pegando muito pesado. Hoje eu tenho dor no joelho e penso muito que é da época dessa Giovana que queria zerar aparelho ainda muito nova — recorda a carioca.

Além do movimento de buscar mais curvas para o corpo, o tempo em que trabalhou como modelo a fez desejar o emagrecimento. Ela conta como se sentia na época:

— Treinando desde novinha, fui do manequim 34 até o 40, tinha cento e pouco de quadril, a coxa era grande. Precisei perder isso, e aí comecei uma outra luta para ficar mais magra. Mudei a alimentação, quando comia alguma coisa como pizza e hambúrguer sentia culpa. Quando eu desisti da carreira de modelo e entrei no teatro, foi quando eu mais abracei meu corpo, minhas características físicas. Foi nesse período também que passei pela minha transição capilar. O teatro foi importante para eu questionar padrões e entender quem eu era.

Hoje em dia, ela afirma, a situação é diferente da que viveu no passado:

— Consigo admirar meus traços, tenho como referências mulheres com características parecidas com as minhas. Comecei a ver mais beleza em mim, no meu cabelo, no meu dente, na minha sobrancelha, no meu corpo. Hoje eu consigo cuidar de mim.

Realização de um sonho
Imagem: Reprodução/InstagramA atriz Giovana Cordeiro como musa da Porto da Pedra.(Imagem:Reprodução/Instagram)A atriz Giovana Cordeiro como musa da Porto da Pedra.

Há uma semana, Giovana concretizou mais um sonho: o de ser confirmada num desfile de escola de samba. A atriz será musa da Porto da Pedra no carnaval de 2024, realizando uma vontade que tinha desde criança.

— Vai ser minha primeira vez na Sapucaí! Eu sempre amei o carnaval, e já tinha recebido alguns convites anteriormente, mas achei que não poderia me dedicar como gostaria ou que tomaria o espaço de pessoas da comunidade, o que não era o meu intuito — diz a artista, explicando como vai encaixar o novo compromisso na agenda: — Agora, por mais que eu esteja trabalhando muito, já fui conhecer barracão, marquei de estar com eles, adoro artesanato, ver as coisas sendo construídas ali perto, conhecer as pessoas da quadra, participar dos preparativos do ensaio, enfim, estar junto. Quando me proponho a fazer qualquer coisa, mergulho mesmo!

Apaixonada por dança e já tendo feito balé, sapateado, jazz, dança de salão e contemporânea, ela garante que o samba no pé está em dia para a nova missão. No entanto, pretende investir numa preparação mais específica:

— Quando criança, eu ficava vendo os desfiles na televisão e sambava do lado. Adoro uma roda de samba, um pagode, estou aquecida. Mas para aguentar os ensaios e a Sapucaí, eu vou me preparar, principalmente pelo respeito de estar ocupando esse espaço.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: atriz, novela, giovana