"Fiz lipo e achei que iria resolver minha vida", diz Rafa Kalimann em papo sobre beleza e autoestima

28/09/2020 16h29


Fonte Vogue

Imagem: ReproduçãoRafa Kalimann(Imagem:Reprodução)Rafa Kalimann

Moda, empreendedorismo e autoestima foram alguns temas abordados pela colunista da Vogue Brasil, Rita Carreira em um papo super gostoso que aconteceu na última sexta-feira em uma live no Instagram.

A entrevistada da noite foi Rafa Kalimann que contou um pouco de sua tragetória, novos empreendimentos e empoderou muitas fãs que assistiram. Continue lendo e confira os melhores momentos no papo e o vídeo na íntegra aqui.

No reality show, você disse que estava bem com seu corpo, que você tinha se aceitado e fiquei muito curiosa para saber como foi esse processo. Você sempre foi segura assim ou precisou passar por um processo de aceitação?

Cheguei em São Paulo para trabalhar como modelo muito cedo com 14 anos, porém meu biotipo não é de uma modelo fashion. Eu sempre tive bumbum, perna grossa, canela grossa. E daí quando cheguei em São Paulo levei uma frustração gigantesca porque eu não encaixava no perfil. Meu quadril não media menos que 92 cm, podia emagrecer o tanto que fosse, e dentro desse meio 2cm é muita coisa. Sendo muito nova, eu trouxe para a minha vida muitos tabus. Eu não entendia que pra mim esse era um padrão inatingível, completamente desnecessário, não precisava, e que eu conseguiria trabalhar do jeito que eu sou, desde que eu olhasse para um outro mercado como o comercial. Mas aquilo era meu sonho e eu não enxergava de outra maneira. Eu tinha 14 anos e nesse processo eu comecei a fumar para descontar minha ansiedade, achava que eu iria emagrecer. Fiz várias dietas absurdas no decorrer desse processo e continuei não atingindo esse padrão e passei a me ver com menos amor. Não aceitava minhas pernas serem grossas, não aceitava meu bumbum ser como ele é, relembrar como eu me via é um grande absurdo.

Fiz lipo, coloquei silicone, vivia em clínica de estétíca só que a minha cabeça não estava boa. Eu não aceitava ir em uma praia com muitas pessoas, não colocava biquíni porque eu me comparava com outras mulheres, não ia para a piscina com meus amigos, não usava algumas roupas porque eu achava que não valorizava. E isso acontecia até pouco tempo atrás. Fiz a lipo e achei que iria resolver minha vida, que eu iria me sentir muito melhor com a lipo e o silicone e não me senti. E isso foi me massacrando e diminuindo cada vez mais meu amor próprio. E depois de ir em centenas de nutricionistas sem conseguir fazer uma dieta, sem focar e me sentindo cada vez pior, encontrei uma que me disse: "você não precisa de mim, você precisa de uma psicóloga e vai fazer terapia com uma pessoa especializada nisso" e foi quando eu conheci minha terapeuta há três anos. A partir daí eu comecei a ver meu corpo com mais amor, do jeitinho que ele é, hoje eu me amo, me acho linda do jeito que eu sou.

Quando esse processo de aceitação começou a ficar mais forte, eu postei uma foto das minhas estrias que pra mim não eram bonitas, mas quando comecei a me enxergar com amor eu vi que elas eram lindas. Hoje eu não me cobro tanto, quando eu quero fazer dieta eu faço porque estou com vontade de fazer e antes eu me privava de tudo.
Imagem: ReproduçãoRafa Kalimann (Imagem:Reprodução)Rafa Kalimann 

Eu já te seguia há tempos, mas depois do programa eu te sinto mais leve, mais segura. Você também se sente mais leve?

Eu aprendi a respeitar as vontades do meu corpo e depois que eu comecei a fazer isso foi onde eu vi amor mesmo em mim. Se eu estou com vontade de fazer xixi, eu vou na hora. Se estou com sono, paro 10 minutos para relaxar. É como se eu dissesse para o meu corpo que nós somos amigos. Eu reconheço as vontades dele e ele reconhece as minhas.
Outro ponto que foi muito essencial para mim é que eu me preocupava com o estético, apenas com o externo e não olhava para meus hormônios, com meu sono, com meu intestino que é a parte mais importante. Procurei médicos que me ajudaram com essa parte hormonal e meu corpo trabalha de uma forma diferente. É muito importante falarmos sobre isso para as pessoas entenderem que quando mais leve as coisas forem na nossa vida, e a gente entender que nada é da noite para o dia, que não é de um ato de desespero. Pare, espere, se ame. É difícil para caramba, não é fácil.

Quando eu recebi o convite para o BBB 20, contei para minha família e minha mãe, que conhece os meus antigos bloqueios, me falou: "mas você sabe que você vai precisar ficar de biquíni o tempo inteiro, né? Você vai tomar banho de biquíni, o Brasil todo vai ter ver de biquíni". E daí eu respondi que eu saberia que eu estou curada lá dentro. Antes do programa ainda tinha em mim uma necessidade de aceitação por mais que estivesse bem escondido dentro de mim, ainda tinha a necessidade de aprovação. E lá não tem como esconder nada. Lembro que eu saí muito mais leve e quando eu fui perguntar para a minha família que eu não sabia mais o que compartilhar para aquele público novo de milhões de pessoas, eles responderam que aquela era a hora que eu não precisaria mais me preocupar porque todo mundo tinha visto a Rafa do avesso.

A internet está desmistificando esse padrão cada vez mais. As mulheres estão se empoderando e estão tendo a liberdade de compartilhar o que elas quiserem As vezes eu posto e não tenho noção de como aquilo vai impactar uma criança que está do outro lado da tela.

Depois do programa toda a minha família veio morar comigo. E eu sei que eu tenho uma responsabilidade social muito grande com um público muito diverso e eu quero que eles entendam que na minha vida existem momentos bons, difíceis, não é só glamour. Minha carreira pode mudar, minha situação financeira, mas minha base familiar não vai. Eu me realizo muito profissionalmente, mas com eles, eu celebro com eles.
Imagem: @guilhermelimaRafa Kalimann(Imagem:@guilhermelima)Rafa Kalimann

Quais são seus próximos passos, tem coisas qe você quer realilzar até o final do ano?

Novos projetos só ano que vem. Agora estou estudando bastante, tenho aulas todos os dias para ter um bom resultado e superar as minhas próprias expectativas e estou experimentando sensações diferentes. Então agora o momento é de estudo para começar os projetos ano que vem.

E qual seu maior sonho?

É até difícil dizer porque Deus é muito bom comigo. Estou tão feliz e tão grata. Acho que meu sonho é ter uma estabilidade emocional e financeira cada vez melhor, ser mãe que é meu grande sonho. Vou esperar um pouquinho, mas não tanto. Sou louca pra ser mãe. Agora são mais objetivos que grandes sonhos porque esses estou realizando agora.

Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades

Tópicos: corpo, programa, sonho