Após 32 anos, Sandra Annenberg retoma carreira de atriz e estreia no Theatro Municipal de São Paulo

28/07/2023 08h14


Fonte O Globo

Imagem: Fernanda SáA jornalista Sandra Annenberg, narradora do espetáculo A jornalista Sandra Annenberg, narradora do espetáculo "Pedro e o lobo".

Nesta sexta-feira (28), Sandra Annenberg não estará apenas no “Globo repórter” (que exibe uma reportagem sobre o poder da gentileza). A ex-âncora do “Jornal Hoje” também subirá ao palco do Theatro Municipal de São Paulo para retomar uma carreira de atriz interrompida há 32 anos. Ela interpreta a narradora do espetáculo de “Pedro e o lobo”, do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953). Até domingo, serão cinco apresentações. Os ingressos já acabaram.

— Não dá nem para fingir que estou blasé — diz Sandra por telefone ao GLOBO. — Reestrear como atriz no Theatro Municipal dá um outro peso, né?

Sandra fez seu último trabalho como atriz em 1991. Atuou no curta metragem “O jogo da memória”, dirigido por Denise Vieira Pinto e baseado num conto de Lygia Fagundes Telles. À época, iniciava sua carreira jornalística. Antes, havia feito comerciais de TV e participado de novelas como “Pacto de sangue” e “Cortina de vidro”, de minisséries e do seriado “Tarcísio e Glória”.

Ela conta que a transição para o jornalismo não foi planejada. Acostumada a emendar um trabalho no outro, um dia recebeu o convite para apresentar um programa. Depois, virou “moça do tempo”, entrou na faculdade de Jornalismo e o resto todo mundo viu na TV.

O retorno à atuação também não foi planejado. No fim de 2021, a diretora Muriel Malaton falou sobre a montagem de “Pedro e o lobo”. Sandra perguntou se ela já havia escalado uma narradora. Muriel disse que não e perguntou se ela queria o papel. Sandra topou.

O “Pedro e o lobo” que Sandra e Muriel levam ao Municipal não é a fábula do menino mentiroso que, quando diz a verdade, ninguém acredita. Concebido por Prokofiev para apresentar as crianças soviéticas à música de orquestra, o espetáculo é protagonizado de um menino que vive ao lado de uma floresta e é amigo dos animais. Quando um lobo mau devora uma pata, Pedro se alia a um passarinho para se vingar. O avô do menino, caçadores e outros animais também participam da história.

Todos os personagens ganham vida por meio de sete bonecos criados por Marco Lima, que também colaborou com “The Masked Singer”. Cada um é representado por diferentes instrumentos tocados pela Orquestra Experimental de Repertório, regida por Guilherme Rocha: Pedro pelas cordas, o lobo pelas trompas, o avô pelo fagote, o pássaro por flautas, a pata pelo oboé, o gato pelo clarinete e os caçadores pela percussão.

“Pedro e o lobo” já foi narrado por vozes famosas como Sean Connery, Rita Lee, David Bowie e Roberto Carlos. Para Sandra, o maior desafio foi encontrar o tom adequado da narração e não repetir o que ela usa há três décadas em frente às câmeras. Muriel conta que, durante os ensaios, tentou ajudar sua narradora da quebrar qualquer “distanciamento” que houvesse entre ela e o texto (o que é exigido de quem dá as notícias na TV).

— Como jornalista, ela tem que represar as emoções. No palco, a voz dela é um instrumento para contar a história, como a orquestra, e esse distanciamento não pode existir — diz a diretora. — Quem vier ao espetáculo pode esperar uma Sandra Annenberg diferente da que conhecem da TV.

No palco, a voz da jornalista-atriz muda de tom e de velocidade, transmite assombro, busca a cumplicidade da plateia, alonga as sílabas ao afirmar que “o passarinho irrriiiiita o lobo”.

— Espero que o público consiga abstrair e ouvir uma voz que não é aquela a que todos estão acostumados — torce Sandra, que reconhece que a audiência tem uma "relação afetiva" com a sua voz. — Quando estou na fila do caixa da farmácia e falo alguma coisa, percebo que as pessoas imediatamente procuram uma televisão ligada. Aí eu brinco: “A diferença é que aqui não dá para mudar de canal”.

Ela também não exclui a possibilidade de continuar investindo na carreira de atriz.

— É um primeiro passo para quem sabe rolar outra coisa. Ou não. Não costumo fazer planos.

Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades

Tópicos: atriz, sandra, carreira