Aos 46 anos, Luana Piovani conta que está na menopausa: "Crises de calor"

29/09/2022 09h35


Fonte Revista Quem

Imagem: Reprodução/InstagramLuana Piovani(Imagem:Reprodução/Instagram)Luana Piovani

A atriz Luana Piovani, de 46 anos, compartilhou um vídeo no Instagram para contar que está menopausa. Mãe de três filhos com o ex, o surfista e ex-BBB22 Pedro Scooby, ela falou sobre a fase de declínio natural nos hormônios reprodutivos da mulher e seus efeitos no corpo, como as crises de calor. Atualmente, Luana interpreta a Dra. Vanda, primeira vilã de sua carreira em Sangue Oculto, transmitida pela emissora SIC, e que também pode ser vista no Brasil, por meio da SIC Internacional (canal 208, na NET).

"Olá, meus amores! Bom dia! Tudo bem? Estou aqui de Dra. Vanda e vim bater um papinho rápido com vocês sobre os meus próximos posts. Bom, o assunto é o seguinte, sendo bem direta: menopausa. Eu tenho 46 anos, acabei de fazê-los, mas já estou na menopausa e não estou falando de pré-menopausa, estou falando de menopausa mesmo. Fiz os meus exames de sangue e constatei que estou na menopausa, o que tem uma vantagem ótima: a gente não precisa mais ficar usando fralda todo mês", contou.

Luana falou, contudo, dos efeitos ruins da fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, uma vez que os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) já não são mais produzidos pelos ovários.

"Porém tem consequências chatas. Eu, por exemplo, estou passando agora por aquelas crises de calor. Já comecei a me medicar porque não dá para fazer novela no verão europeu com essas camisas de seda tendo crises de calor. Já estou tomando a minha testosteronazinha na medida para me ajudar e realmente está me ajudando, está amenizando"
, explicou.

A atriz disse que, segundo sua mãe, os sintomas ainda podem piorar.

"A minha santa mãe disse que tudo está só por começar, que ainda vem outras coisas bastante chatas aí no futuro. Por enquanto, estou só com essas crises de calor. E, coincidentemente, sigo a Naomi Watts [atriz anglo-australiana, de 54 anos] e a Michelle Pfeiffer [atriz norte-americana, de 64 anos] e elas têm falado muito sobre menopausa. Tudo bem que elas estão 10, quase 15 anos na minha frente. Mas por conta dos posts delas eu resolvi abordar esse tema com uma outra cara, uma outra roupagem",
explicou.

Luana contou que convidou o fotógrafo Renam Christofoletti, o maquiador Rafael Senna e o stylist Paulo Zelenka para fazerem um ensaio fotográfico.

"Convidei os meus amigos geniais e criadores Renam, Rafael e Paulo e juntos com Jair, que é dono do depósito Hard Decor, que nós fomos fazer as fotos, que aliás… esse é o depósito da vida, o que quer que você precise ou sonhe precisar em São Paulo tem lá. E fizemos essas fotos que estou considerando maravilhosas e vou soltar aqui nas minhas redes sociais, vou compartilhar com vocês e queria pedir para que vocês dividam, para que a gente possa multiplicar e compartilhar, as nossas histórias de menopausa. Você está passando, tem preocupação? Já passou? Conta aqui para mim um pouquinho da sua história para ela virar nossa. E em breve vou colocar as nossas fotos. Espero que vocês gostem. Eu fiquei bastante orgulhosa. Beijos e bom dia!", finalizou.

Luana ainda escreveu na legenda do vídeo:

"Menopausa: Corresponde ao fim das menstruações espontâneas e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual. Trata-se de um processo biológico natural e perfeitamente normal da vida da mulher. Este período assinala o fim da fertilidade. Calma que não acabou… O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período. Eu nao quero passar isso sozinha. Bora dividir para multiplicar?"


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: atriz, luana, menopausa