Aluno de Ciências Sociais, Fabio Assunção quis estudar Filosofia: "passei na 1ª fase da USP!"

05/10/2023 14h56


Fonte gq

Imagem: Franco AmendolaFabio Assunção afirma que volta à universidade tem impactado sua rotina como ator.(Imagem:Franco Amendola)Fabio Assunção afirma que volta à universidade tem impactado sua rotina como ator.



Aos 52 anos, Fabio Assunção tem chamado a atenção do público por intercalar a rotina como ator de sucesso e a vida na universidade. Ele, que é a capa da GQ Brasil de outubro, está cursando Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), desde o início do ano. Mas sua primeira opção de curso era outra: Filosofia.

“Prestei vestibular na Universidade de São Paulo (USP) em 2021. Brother, das noventa questões, acertei 48. A molécula do cosseno da tangente da raiz quadrada... A cada pergunta, perdia meia hora. E ainda passei na primeira fase!”, conta ele, com um sorriso no rosto. “Na segunda fase, não deu. Não quis desistir e parti para as ciências sociais”, disse Fabio.

Admiração por teóricos alemães

A conversa sobre a vida acadêmica e suas descobertas faz os olhos do ator brilharem. Ao comentar o interesse pela Filosofia, ele cita teóricos alemães como Friedrich Nietzsche e Max Weber, e o francês Émile Durkheim.

Apesar de ser muito conservador, ele (Durkheim) fala sobre como somos influenciados pelo meio e que não é possível entender o indivíduo como um ser absolutamente livre.
— Fabio Assunção, à GQ de outubro
Imagem: Franco AmendolaFabio Assunção em ensaio para a GQ de outubro.(Imagem: Franco Amendola)Fabio Assunção em ensaio para a GQ de outubro.

A mudança para a Ciência Sociais no começo deste ano tem uma justificativa.

Ela tem uma aplicação na vida que me agrada. Curso o segundo semestre, mas você começa a trabalhar com estatística, dados e textos.
— Fabio Assunção, à GQ de outubro

Fabio emenda uma complexa explicação sobre as culturas alheias, citando pensadores como Montesquieu, Voltaire e Lévi-Strauss. Ele não destaca o fato de ser uma celebridade em um mar de desconhecidos.

Convívio universitário

O ator faz questão também de ressaltar que o convívio com outros alunos e professores é tranquilo.

Vou, faço minha aula, converso com todo mundo e pronto. Não tem segredo nem mistério.
— Fabio Assunção, à GQ de outubro

Fabio recentemente pediu ajuda aos seus três milhões de seguidores no Instagram para realizar uma atividade universitária.

“Por se tratar de uma figura pública e admirada, evidentemente houve interesse de professores, funcionários e alunos. Mas logo sua presença se tornou parte do cotidiano do curso e passou a ser encarada com naturalidade. A avaliação dos docentes sobre sua conduta parece muito positiva.
— José Paulo Florenzano, coordenador do curso de ciências sociais da PUC-SP
Imagem: Franco AmendolaFabio Assunção em ensaio para a GQ de outubro.(Imagem:Franco Amendola)Fabio Assunção em ensaio para a GQ de outubro.

O envolvimento do artista na rotina educacional é tão grande que ele está organizando uma mesa de debates sobre grupos em situações de vulnerabilidade na 23ª Semana de Ciências Sociais da instituição, que ocorre entre os dias 16 e 20 deste mês.

Os ensinamentos na universidade têm impactado o ofício de ator, garante Fabio. Como exemplo, cita seu personagem em Motel Destino, o ex-policial Elias, no longa-metragem ainda inédito do premiado diretor Karim Aïnouz.

O Elias é um homem branco cheio de preconceitos. Na segunda semana de ensaios, percebi que não poderia ficar com medo da maldade dele. Possuímos tudo dentro de nós e precisava colocar isso em cena. Devo humanizá-lo. As ciências sociais e a minha profissão se encontram.
— Fabio Assunção, à GQ de outubro
Imagem: Franco AmendolaFabio Assunção estampa a capa da GQ de outubro.(Imagem:Franco Amendola)Fabio Assunção estampa a capa da GQ de outubro.

Onde adquirir a GQ de outubro

Para ler a reportagem completa, a edição de outubro da GQ Brasil, que chega às bancas nesta sexta-feira (6), já está disponível no aplicativo Globo+ e na loja virtual, com entrega para a Grande São Paulo e para Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Campinas. Para quem ainda não é assinante, vale aproveitar o combo assinatura + acesso à Confraria GQ, com 40% de desconto.


Tópicos: foto, curso, universidade