Papa Francisco pede paz nas Coreias e na Síria em mensagem de Páscoa

31/03/2013 08h00


Fonte G1

O Papa Francisco pediu neste domingo (31), em sua mensagem de Páscoa, que as divergências entre as duas Coreias sejam superadas e que uma "solução política" seja encontrada para o conflito na Síria.

Em sua primeira missa de Páscoa, o pontífice argentino também condenou o tráfico de drogas e o de pessoas.

"Paz a todo o mundo, ainda tão dividido pela cobiça", disse o Papa no balcão da Basílica de São Pedro, após denunciar "a violência ligada ao tráfico da droga e a exploração iníqua dos recursos naturais", além do "tráfico de pessoas, a maior escrevidão do século 21".

Cerca de 250 mil fiéis assistiram à Missa do Domingo da Ressureição, na Praça de São Pedro, segundo o Vaticano.

Imagem: AFPPapa Francisco.(Imagem:AFP)Papa Francisco.

Antes de pronunciar a mensagem, o Papa cumprimentou um por um os cardeais presentes e percorreu no papamóvel descoberto o recinto vaticano, adornado com 40 mil flores provenientes da Holanda, que transformaram a praça em um jardim.

Francisco cumprimentou os presentes e de novo beijou várias crianças. Uma delas, afetada por uma doença incurável, foi beijada e abraçada com mais intensidade.

O Papa foi recebido com "vivas" e bandeiras pelos milhares de presentes, muitos deles argentinos, que agitavam a bandeira de seu país natal.

O Papa, de 76 anos, rezou a missa sozinho, embora tenha sido ajudado pelos cardeais Angelo Comastri e Raffaele Farina.

Na missa não houve homilia, já que o Papa a pronunciou durante a Vigília Pascal realizada na noite da véspera na Basílica de São Pedro.

Como ocorre desde o ano 2000, quando se recuperou uma tradição perdida há 800 anos, no altar foi colocado o ícone do Santíssimo Salvador conhecido como "Acheropita" (que significa não pintado por mãos humanas).

Trata-se de uma das imagens mais veneradas da cristandade e que se conserva na capela Sancta Santorum, localizada no prédio anexo à Basílica de São João de Latrão, onde se guarda a Escada Santa pela qual segundo a tradição Jesus subiu durante sua paixão.

Antes de começar a missa, Francisco orou alguns minutos perante o ícone do Santíssimo Salvador.

A Mensagem Pascal dá fim aos ritos da Semana Santa, a primeira do papa argentino, que na segunda-feira voltará à Praça de São Pedro para rezar ao meio-dia o Regina Coeli, que substitui o Angelus no tempo da Páscoa.

O Papa deve permanecer no Vaticano após os ritos da Semana Santa.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: papa, missa, páscoa, vaticano