População do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil e ter imóvel próprio é o principal sonho

22/02/2022 10h32


Fonte G1 PI

A população do Nordeste é a que mais vive em casas no Brasil e ter um imóvel próprio é o principal sonho da maioria dos moradores. No Brasil, os nordestinos são os que passam mais tempo dentro das residências. É o que aponta o Censo QuintoAndar de Moradia, estudo inédito realizado em parceria com o Instituto Datafolha e divulgado nesta terça-feira (22).

De acordo com o levantamento, o sonho de ter a casa própria no Nordeste atinge a nota 9.8, em uma escala de 0 a 10. Essa é uma das maiores médias do país.
Imagem: Katherine Coutinho / G1Casas coloridas em Buenos Aires, cidade com 13.224 habitantes na Zona da Mata de Pernambuco.(Imagem:Katherine Coutinho / G1)Casas coloridas em Buenos Aires, cidade com 13.224 habitantes na Zona da Mata de Pernambuco.

Na região, outras prioridades são: ter uma profissão (9.7), estabilidade financeira (9.5), constituir família (9.4), negócio próprio (9.3), religião e plano de saúde (9.2), carro (8.4), ter filhos (7.8) e casar (6.8).

"A gente tinha a ideia de que esse sonho de casa própria era de gerações antigas e a pesquisa veio para romper isso. Se você pega as faixas mais jovens, de 21 a 24 anos, elas também consideram a casa própria um sonho, inclusive é um percentual até maior",
destacou o gerente de dados do QuintoAndar, Thiago Reis.

Também chama a atenção no levantamento o índice de pessoas que moram em apartamentos no Nordeste, com apenas 8%, enquanto 92% vivem em casas, maior percentual do país.

"Quando imagina esse dado, a gente sempre pensa muito nas grandes cidades, mas quando vai para o interior, para pequenas cidades, vê que ainda é muito horizontal. Que ainda tem muitas casas, alguns terrenos. Acho que é uma realidade não só do Nordeste, mas no Brasil. Se você pegar dados do Brasil não estão muito diferentes, com 88% das pessoas morando em casas", observou Thiago Reis.
Imagem: Marlon Costa/Pernambuco Press  Apenas 8% das pessoas que moram no Nordeste vivem em apartamentos, mostra pesquisa.(Imagem:Marlon Costa/Pernambuco Press ) Apenas 8% das pessoas que moram no Nordeste vivem em apartamentos, mostra pesquisa.

O gerente de dados lembrou que, dos 92% vivendo em casa no Nordeste, 84% delas ficam em ruas abertas e 8% em condomínios ou vilas.

"Quem mora em metrópoles como Recife ou Olinda, verticais e com muitos prédios, inclusive perto da orla, se sair um pouco do Centro indo até para a parte mais periférica da cidade já encontra muito mais casas. Então, esse dado não chega a espantar, se a gente imaginar o Brasil com a dimensão que tem", disse.

Para 95% dos entrevistados, a casa é o lugar favorito, com o quarto como o cômodo predileto. A idade média das residências é de 24 anos, com 53% possuindo dois quartos.

Ao todo, 74% dessas moradias dispõem de quintal ou área externa, mas apenas 2% contam com escritório para home office, apesar de a demanda ter crescido na pandemia, e 25% dos nordestinos terem passado a trabalhar remotamente.

"Mais da metade, ou 53% dos imóveis, tem dois quartos. É o maior percentual do país. Também tem o menor percentual de imóveis com um quarto, 10% empatado com o Sul, mas bem baixo se comparar o dado nacional",
destacou Reis.

Mesmo com o menor percentual do país, mais da metade dos nordestinos tem pets, com os cachorros liderando a preferência (37%), seguido de gatos (20%) e pássaros (2%).

"Também no Nordeste, 84% das pessoas gostam de cozinhar e 71% gostam de ter e cuidar de plantas, maiores percentuais do país. Além disso, 71% gostam de receber amigos, é um dado bem alto, mas não o maior do país, curiosamente é o menor", observou o gerente de dados.

O levantamento do QuintoAndar também mostra que 73% dos nordestinos são donos de sua própria moradia, com 67% quitados e 6% financiados.

"O índice de fazer oração também chama muita atenção no Nordeste. Ao todo, 69% disseram que passaram a fazer orações com mais frequência em casa.A hipótese é de que as pessoas tiveram que lidar com o isolamento social e passaram a frequentar menos templos e igrejas ou locais onde estavam acostumadas a processar a sua fé e passaram a fazer isso mais em casa", salientou.

Para Thiago Reis, a pesquisa mostra como as pessoas se relacionam com a moradia.

"O censo veio desse objetivo nosso de conhecer mais afundo os brasileiros, os hábitos, as dores, os anseios e desejos para poder ter essa resposta e oferecer serviços melhores para as pessoas viverem melhor. Vem conseguir resposta sobre como as pessoas se relacionam hoje com a moradia. Então, a gente considera a maior e mais completa pesquisa sobre morar no Brasil", disse.

Metodologia utilizada

O Censo QuintoAndar de Moradia realizou 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021, por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.