Onda de calor no Brasil pode se intensificar nesta quinta (24); Piauí registra altas temperaturas

24/08/2023 00h07


Fonte G1

Imagem: ClubeNewsPiauí registra altas temperaturas.(Imagem:ClubeNews)Piauí registra altas temperaturas.

O Brasil está passando por uma onda de calor, que está atingindo todas as regiões, e deve se intensificar nesta quarta (23) e quinta-feira (24). Na terça-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou as maiores temperaturas do dia, a qual Bom Jesus, no Sul do Piauí, foi a cidade mais quente do Brasil, com 40,0°C.

Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, a grande massa de ar quente e seco que está sobre o Brasil eleva as temperaturas em todas as regiões do país e esse calor excepcional é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, e das mudanças climáticas globais.

“Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas, geralmente, são mais baixas nessa estação, com médias de 20 a 25 graus, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste”, diz.

Elevadas temperaturas em diversas cidades:

Nesta quarta, segundo a Climatempo, as previsões apontam para 34ºC em Brasília e São Paulo, 37ºC em Teresina e Campo Grande e até mesmo 42ºC em Cuiabá. Tendo variações de 3ºC a 5ºC acima da média histórica nos próximos dias.

De modo geral, esse calor excepcional deve afetar todas as regiões do país, embora as que mais devem sentir a elevação das temperaturas são o Sudeste e o Centro-oeste, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos.

Na última terça-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já registrou altas temperaturas em diversas cidades pelo país. Algumas das maiores temperaturas registradas:
  • Bom Jesus do Piauí (PI): 40,0°C
  •  Pium (TO): 39,9°C
  •  São Miguel do Araguaia (GO): 39,8°C
  •  Santa Rosa do Tocantins (TO): 39,7°C
  •  Formosa do Rio Preto (BA): 39,7°C
Para a região Nordeste, a previsão para os próximos dias segue sendo tempo seco e sem chuvas, com baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. Podem ocorrer baixos acumulados de chuva no litoral sul da Bahia.

Já naqueles outros indicados pelos tons avermelhados, os termômetros devem ficar acima de 5ºC ou mais da média.

“Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas, geralmente, são mais baixas nessa estação, com médias de 20 a 25 graus, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste”, diz.

O calorão acontece meses após um alerta da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado em maio. Na época, o chefe da entidade, Petteri Taalas, atentou para a chance de o El Niño provocar recordes de temperatura pelo mundo em 2023.


Confira as últimas notícias sobre Brasil: florianonews.com/brasil
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: brasil, calor, temperaturas