Musa fashion, Mayana Moura e aposta de tendencia em Passione

30/05/2010 12h24


Fonte g1

Nem a mocinha, nem a vilã. A personagem de “Passione” que promete lançar modinha da novela direto para as ruas é a Melina, vivida pela atriz Mayana Moura.

Rosto e estilo inéditos no horário nobre, a carioca de 27 anos faz sua estreia no papel de uma estilista com jeitão vamp, que chama a atenção pelo corte de cabelo: um chanel curtíssimo com franjinha, inspirado na diva americana Louise Brooks (1906-1985). “Dei a sugestão e a Gogóia amou”, conta Mayana, se referindo à figurinista de “Passione”, Gogóia Sampaio. “Será que a mulherada vai imitar? Torço que sim!”.

Fashionista e roqueira
E de tendência, a atriz entende. Ex-top model, eleita musa de uma coleção do estilista alemão Karl Lagerfeld, Mayana já foi apontada por uma revista americana de moda como “a nova garota de Ipanema”. Logo ela, que diz “passar longe da praia” para manter a pele sempre branquíssima.

“O Testino me viu numa festa lá no Rio e inventou essa história. Dias depois estava na praia, fotografando para a ‘V’. Eu tinha só 18 anos, nem era modelo”, conta a atriz citando o fotógrafo peruano Mario Testino, um dos primeiros a clicar Gisele Bündchen.

Filha de Fernanda Montenegro

O convite para estrelar a novela de Silvio de Abreu, segundo Mayana, partiu da diretora Denise Saraceni. Antes, a moça havia cursado a Oficina de Atores da Rede Globo e feito uma pequena participação no especial “Casos e acasos”.

“Quando fechei o contrato para fazer a Melina meus amigos quiseram me levar pra balada, pra brindar com champagne. Mas o que eu fiz foi sair correndo pra estudar”, garante. “Minha primeira cena seria com a Fernandona, você tem ideia do pânico que é isso?”.

Em “Passione”, Melina é filha de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), e padece com o amor platônico por Mauro, papel de Rodrigo Lombardi – galã que ainda povoa o imaginário feminino graças ao indiano Raj, de “Caminho das Índias” (2009).

“Minha personagem é tão abusada que a ambição dela é só pegar o ‘bonitón’ do momento”, diz, aos risos.

Fashionista e roqueira

Mayana já desfilou em Paris, Nova York, Londres e conhece o mundo fashion o suficiente para interpretar uma estilista. Ainda sim, adotou a estratégia de atores veteranos e fez um laboratório para “encarnar o personagem”.

“Frequentei o ateliê da Glória Coelho durante alguns meses. Foi uma experiência bem rica. Até então eu só sabia fazer camiseta”, detalha.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMayana (a terceira) ao lado dos intergrantes do Glass and glue(Imagem:Divulgação)Mayana (a terceira) ao lado dos intergrantes do Glass and glue
A atriz se refere a fase em que confeccionava e vendia peças com estampas inspiradas no universo do rock e chegou até a fazer certo sucesso. “O Supla amava minhas camisetas, fiz umas exclusivas pra ele nos anos 90”, revela a atriz, como se a década passada fosse a idade da pedra.

Nessa mesma época, Mayana tinha sua própria banda de punk, a OMI, e namorava um rockstar, Mike Muir, vocalista da banda de hardcore Suicidal Tendencies. “Gravamos nosso disco em Los Angeles, fizemos vários shows... Essa banda foi um grande ‘passione’ na minha vida”, conta ela – que tatuou as três letras da paixão nos dedos da mão direita.

A “passione” pelo rock continua, mesmo com a novela tomando grande parte do tempo. Mayana é uma das vozes do grupo Glass and Glue, que forma com a cantora Marina Franco, o guitarrista Fabricio Matos, a baixista Eliza Schinner e o baterista Fabiano Matos.

“A gente está preparando o primeiro disco, deve se chamar ‘Cerol’”, adianta. “Por causa das gravações, não está sobrando muito tempo para a banda, mas ela continua sendo muito importante na minha vida. Eu sempre quis ser rockstar".