Conselho Tutelar tenta localizar família de bebê deixado em caixa

08/07/2010 11h06


Fonte G1

A família do recém-nascido encontrado abandonado dentro de uma caixa de papelão na noite de quarta-feira (7), no Jardim Miriam, Zona Sul de São Paulo, não havia sido localizada até as 10h desta quinta-feira (8), segundo o Conselho Tutelar de Cidade Ademar, responsável pela região onde a criança foi encontrada. O bebê, que segundo os médicos nasceu na manhã de quarta, foi levado para um pronto-socorro de Diadema, no ABC, onde permanece internado.

Ainda na manhã desta quinta, um conselheiro tutelar visitará o hospital para verificar as condições do bebê e em seguida encaminhar o caso para o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Santo Amaro. “Ele que vai determinar o abrigamento da criança. Com isso, iremos conduzi-la para o abrigo indicado em São Paulo”, explicou o conselheiro tutelar Rogério de Paula Santos.

Segundo ele, mesmo que os pais ou outros familiares da criança apareçam para buscá-la ainda nesta quinta, o caso tem que ser encaminhado para o juiz. “Foi uma criança que foi abandonada, não é um animal. Como vamos devolver para quem fez isso, se amanhã podem abandoná-la de novo?”, indagou o conselheiro.

A criança foi encontrada pelo segurança aposentado Jaime Pascoal da Silva. O bebê estava dentro de uma caixa que foi deixada na frente de sua casa. Ele ficou emocionado com a história. “Estou disposto a adotar. Até meu filho falou que quer um irmãozinho para jogar videogame com ele”, afirmou.

De acordo com o conselheiro tutelar Santos, caso a família da criança não apareça e ela seja encaminhada para adoção, o aposentado terá que entrar com um processo para o procedimento, e caberá ao juiz determinar se ele tem condições de adotá-la e se deve ter prioridade em relação a outras famílias.

Quando foi encontrada, a criança ainda apresentava o cordão umbilical e tinha um pouco de sangue e placenta em volta do corpo.

Recém-nascido passa bem

Segundo Pronto Socorro Municipal de Diadema, é bom o estado de saúde do recém-nascido, mas ele continuará internado em observação para a realização de exames. Ele está sendo medicado e não há previsão de alta.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook