Chesf e ONS divulgam notas sobre apagão que afetou PI e mais 11 estados

26/10/2012 13h41


Fonte Portal da Clube

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela produção de energia elétrica no Piauí, divulgou nota nesta sexta-feira (26), esclarecendo que o desligamento de energia ocorrido no final da noite dessa quinta-feira (25) e início da madrugada de hoje não teve origem nas instalações ou equipamentos da empresa.

Conforme informou em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Ainda segundo a ONS, o defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.

De acordo com a Chesf, no momento da ocorrência, a região Nordeste estava importando cerca de 2.500 megawatts de energia. Com a instabilidade provocada pelo defeito, o Sistema de Proteção da Chesf foi automaticamente acionado, desligando os demais equipamentos associados. Por volta das 2h29 de hoje, (horário de Brasília), as cargas começaram a ser restabelecidas.

Devido ao curto-circuito o fornecimento de energia afetou os nove estados do Nordeste, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.

A ONS informou ainda que haverá, em Brasília, uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliação do evento e suas consequências. No Rio de Janeiro, às 14 horas, será realizada uma reunião entre o ONS e os agentes envolvidos para a análise técnica da ocorrência.

Leia as notas da Chesf e ONS na íntegra:

Nota à Imprensa (26/10/2012)

Ocorrência afeta regiões Nordeste e Norte

À zero hora e 14 minutos de 26/10/12 houve um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste e que é de propriedade da empresa transmissora TAESA (uma Sociedade de Propósito Específico cujos acionistas majoritários são a CEMIG e um fundo de investimentos). Este evento ocorreu em uma chave seccionadora do capacitor série da linha de transmissão, que ficou danificada.

O defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.

Essa ação causou a separação do sistema Norte/Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN) e, em seguida, a separação dos sistemas Norte e Nordeste.

Com o isolamento da região Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas dessa região, no montante de 9.500 MW.

Na região Norte, houve o desligamento de 3.400 MW, correspondendo a 77% da carga total. A cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas pela perturbação.

No processo de recomposição do sistema, cerca de 4 horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.

Haverá hoje, às 11 horas, em Brasília, uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliação do evento e suas consequências. No Rio de Janeiro, às 14 horas, será realizada uma reunião entre o ONS e os agentes envolvidos para a análise técnica da ocorrência.

Assessoria de Planejamento e Comunicação
Operador Nacional do Sistema Elétrico


Nota Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf informa que o desligamento ocorrido às 00:14 Hs de hoje (horário de Brasília), dia 26/10/2012, não teve origem nas instalações ou equipamentos desta Empresa. O problema foi identificado, preliminarmente, na Subestação Colinas, localizada no Estado de Tocantins.

No momento da ocorrência, a Região Nordeste estava importando cerca de 2.500 megawatts de energia. A interrupção brusca provocou instabilidade, acionando automaticamente o Sistema de Proteção da Chesf, que operou corretamente, desligando os demais equipamentos associados. As cargas começaram a ser restabelecidas a partir de 02:29 Hs de hoje, (horário de Brasília), dia 26/10/2012.

Ademais, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, e repassará oportunamente as informações sobre origem do desligamento em comento.

Portanto, todo o Sistema Elétrico Brasileiro está, no momento, reunido no esforço de compreender as causas deste evento. Estima-se para ainda hoje a divulgação oficial que deverá ser feita pelo ONS.

Cordiais saudações,

Engº Aírton Freitas Feitosa
Gerente Regional de Operação Oeste
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Veja mais notícias sobre Brasil, clique em florianonews.com/brasil