25 estados e DF têm protestos contra Michel Temer no 7 de Setembro

08/09/2016 09h31


Fonte G1

Manifestantes realizaram atos contra o presidente Michel Temer em ao menos 25 estados e no DF ao longo desta quarta-feira (7), Dia da Independência. Em alguns locais, os protestos foram realizados durante o Grito dos Excluídos, ato tradicionamente realizado por movimentos sociais no 7 de Setembro.

As manifestações ocorreram em Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, além de DF.

Até as 21h25, cerca de 228 mil pessoas participavam dos atos segundo os organizadores e 5 mil pessoas de acordo com a Polícia Militar. Quarenta e oito cidades registravam manifestações até o horário.

O maior ato contra Temer foi registrado em Salvador (BA) - a organização diz que 100 mil pessoas participaram do ato e a Polícia Militar não tinha informações sobre o número de pessoas. As demais manifestações foram bem menores, com algumas centenas de pessoas participando.

No Rio de Janeiro, um homem vestido de Homem Aranha foi detido após uma discussão. Ele teria respondido a provocações de estudantes de um colégio militar e agredido um deles com um brinquedo de borracha. No DF, um manifestante foi detido após agredir um repórter. Nas demais localidades, não houve registro de confusão.

Veja a situação em cada local:

Acre

Em Rio Branco, manifestantes fizeram um ato contra Temer durante o desfile de 7 de Setembro, na Avenida Getúlio Vargas. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 80 pessoas participaram da manifestação. Já a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), que organizou o ato, não soube informar o número total de integrantes.

Alagoas

Em Maceió, cerca de mil pessoas, segundo a organização, participaram da passeata do Grito dos Excluídos para cobrar mais justiça social e pedir a saída do presidente Michel Temer (PMDB) da presidência. A Polícia Militar não estimou o número de participantes.

Amapá
Protesto em Macapá ocorreu na tarde desta quarta. Segundo a organização, cerca de 500 pessoas participaram do ato. Não houve a presença da polícia. Os manifestantes saíram da praça Veiga Cabral, no Centro, e foram em até a Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

Amazonas
Movimentos sociais e a Igreja Católica realizaram pela tarde a 22ª edição do Grito dos Excluídos na capital do Amazonas. A manifestação começou por volta das 16h e também protesta contra o governo Temer. Segundo organizadores, cerca de 1,5 mil pessoas participaram do protesto. A Polícia Militar não informou número de participantes.

Bahia
Manifestantes caminharam nas ruas do Centro de Salvador para protestar contra o impeachment de Dilma Rousseff e o governo do atual presidente, Michel Temer.

Segundo Cedro Silva, presidente da CUT na Bahia, 100 mil pessoas participam da mobilização na capital baiana. Até por volta das 11h30, a Polícia Militar ainda não tinha divulgado a estimativa.

Ceará
Protestos contra o presidente Michel Temer, o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito da cidade, Raimundo Macedo, foram realizados durante o desfile de 7 de Setembro em Juazeiro do Norte. O ato ocorreu pela manhã e foi pacífico. Segundo a PM, cerca de mil manifestantes participaram. Os organizadores falam em dois mil.

Já em Fortaleza, manifestantes contra o Temer participaram do Grito dos Excluídos pela manhã. Cerca de mil pessoas, segundo os organizadores, se concentraram na Avenida Perimetral, no Bairro Jangurussu, periferia de Fortaleza, e caminharam pelas ruas e avenidas do bairro. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público.

No período da tarde, ocorreu um novo ato na capital cearense. A concentração começou às 16h no Aterro da Praia de Iracema, na Avenida Historiador Raimundo Girão, e em seguida os manifestantes fizeram uma caminhada pelas ruas da Praia de Iracema. O ato terminou às 19h. A PM não divulgou estimativa de público presente. Segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas participam da caminhada.

Distrito Federal
Representantes de movimentos sociais ocuparam quatro das seis faixas da Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quarta, para protestar contra o presidente Michel Temer. Um homem foi detido pela Polícia Militar por agredir um jornalista. O protesto foi encerrado por volta das 14h.

De acordo com a Polícia Militar, havia 800 manifestantes por volta as 11h. Organizadores informaram em um carro de som que havia 5 mil pessoas no local.

Espírito Santo
Em Vitória, o protesto foi organizado principalmente pela arquidiocese de Vitória e Fórum Permanente em Defesa do Rio Doce, mas contou com a participação de entidades sindicais. Nem os organizadores nem a Polícia Militar divulgaram números do ato.

Goiás
Em Goiânia, um ato contra o governo Michel Temer aconteceu no início da manhã na Avenida Tocantins. Os organizadores falam em 200 manifestantes. Já a Polícia Militar fala em 70 pessoas.

Maranhão
Em São Luís, o protesto aconteceu por volta das 8h e contou com a participação de cerca de 80 pessoas, segundo a organização e a Polícia Militar. Os manifestantes andaram entre a Fonte do Bispo (concentração) até o cruzamento da Avenida Senador Vitorino Freire com Avenida Kennedy.

Mato Grosso

Em Rondonópolis, um grupo de manifestantes protestou com faixas e cartazes contra o presidente Michel Temer (PMDB), na manhã desta quarta, durante o desfile de 7 de Setembro. Segundo os organizadores e a Polícia Militar, aproximadamente 50 pessoas foram às ruas para participar da manifestação.

Já em Cuiabá, manifestantes fizeram um protesto contra o presidente Michel Temer no entorno da Arena Pantanal Segundo os organizadores, 100 pessoas participaram do ato. A mesma estimativa de público foi feita pela Polícia Militar.

Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, manifestantes contrários ao governo Temer se uniram ao tradicional movimento do Grito dos Excluídos pela manhã. Segundo os organizadores dos atos, participaram da mobilização cerca de mil pessoas. Já conforme a Polícia Militar, o número de participantes não passou de 100.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, manifestantes contra o governo de Temer se uniram ao Grito dos Excluídos e começaram a protestar por volta das 9h na Praça Raul Soares, na Região Central da capital mineira. A Polícia Militar disse que não vai divulgar número de participantes. Já os organizadores disseram que 30 mil pessoas participaram.

Em Juiz de Fora, os grupos contrários ao governo Temer também se uniram aos integrantes do Grito dos Excluídos. Os participantes se concentraram a partir das 9h na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Oscar Vidal e saíram pela região central.Segundo a organização, 300 pessoas participaram do ato. A PM informou que são 50 manifestantes.

Em Uberlândia, integrantes de aproximadamente 20 grupos sociais participaram de uma manifestação contra o governo Temer pela manhã. egundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas participaram do protesto. Já representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirmam que foram 300 integrantes. O encontro aconteceu na Praça Professor Jacy de Assis.

Pará
Os manifestantes se concentraram na Praça Santuário, em Belém, desde 8h30, onde realizaram um ato ecumênico. Às 10h10, o grupo saiu em caminhada pela avenida Nazaré. A organização informou que cerca de cinco mil pessoas participaram do protesto, já a PM não divulgou o número de participantes.

Paraíba
A manifestação contra o governo Temer ocorreu durante o ato do Grito dos Excluídos, em João Pessoa. Segundo o diretor de Políticas Sindicais do Sindicato dos Professores da UFPB (AdufPB), Fernando Cunha, cerca de 2,5 mil pessoas participaram do protesto. A Polícia Militar informou que não está contabilizando participações em manifestações.

Paraná

Em Londrina, o desfile do Dia da Independência do Brasil precisou ser interrompido. De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 150 pessoas participaram do protesto na cidade. A organização do ato não divulgou um número.

Já na cidade de Foz do Iguaçu, manifestantes invadiram o desfile das escolas e foram vaiados pelo público. Eles gritavam palavras de ordem e pediam a saída de Temer e do PT. Nem manifestantes nem PM divulgaram números.

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, os manifestantes se reuniram na Praça Barão de Guaraúna, no centro da cidade.Segundo a organização, 450 pessoas participaram da manifestação. A PM informou que participaram do protesto aproximadamente 80 pessoas.

Pernambuco
No Recife, a manifestação deste 7 de setembro uniu o Grito dos Excluídos e o ato "Fora Temer - Recife contra o golpe".

A concentração começou por volta das 9h, na Praça do Derby.

De acordo com a CUT, o protesto reuniu 20 mil pessoas. A Polícia Militar não vai divulgar estimativa de público.

Piauí
Um grupo de manifestantes realizou um ato contra o presidente Michel Temer em Teresina durante o desfile de 7 de Setembro. Segundo a organização, pelo menos 50 manifestantes participaram do ato. Já a Polícia Militar não fez contagem.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes contrários ao presidente Michel Temer seguiu pela Presidente Vargas após o desfile de 7 de setembro. Agentes acompanhavam o ato, que era pacífico. Por volta de 11h45, um rapaz vestido de Homem Aranha foi detido. Ele teria respondido a provocações de estudantes de um colégio militar e agredido um deles.

As duas faixas da via foram ocupadas e, por volta de 12h30, os organizadores estimavam a presença de 10 mil participantes. A Polícia Militar do Rio informou, em nota, que não iria estimar o público.

Em Petrópolis, manifestantes fizeram uma passeata pelas ruas do Centro Histórico de Petrópolis, na Serra do Rio, com cartazes e gritos de "Fora Temer". Segundo a organização do ato, 400 pessoas participaram. A Polícia Militar disse que foram 150.

Em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, cerca de 50 pessoas participaram de um ato contra o governo Temer, segundo a organização e segundo a PM.

Rio Grande do Norte
Manifestantes fazem um ato contra o governo Temer em Natal nesta tarde. A concentração começou por volta das 16h na Praça Cívica, em Petrópolis, na Zona Leste da capital. Os manifestantes saíram em caminhada por volta das 17h30 e seguem em direção à Avenida Salgado Filho. De acordo com os organizadores, 5 mil pessoas participaram do protesto. A Polícia Militar não divulgou estimativa de participantes.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, manifestantes realizaram o 22º Grito dos Excluídos nesta manhã, protestaram contra o presidente Michel Temer e à favor da ex-presidente Dilma Rousseff. Conforme estimativa da organização, cerca de 1,5 mil pessoas participam do ato. A Brigada Militar não informou o número de participantes.

Em Passo Fundo, o protestou icomeçou na Praça do Teixeirinha depois o grupo saiu em caminhada pela Avenida Brasil. Segundo a organização, participaram cerca de 100 pessoas, já Brigada Militar não deu estimativa de público. O ato terminou ainda pela manhã sem nenhum incidente.

Já em Caxias do Sul, os manifestantes se reuniram durante a tarde na Praça Dante Aliguieri. O grupo levou para as ruas faixas, cartazes e bandeiras. E depois da concentração, saíram em caminhada pela Avenida Julio de Castilhos e seguiram pela Rua Sinimbu. Segundo a organização, 300 pessoas participaram do ato, já a Brigada Militar estimou em 150 pessoas.

Rondônia
Em Porto Velho, manifestantes contra o governo Temer realizaram ato durante o desfile da Independência. A organização não divulgou o número de pessoas no local, nem a Polícia Militar.

Roraima

Em Boa Vista, manifestantes se uniram ao movimento "Grito dos Excluídos" e protestaram no Centro da capital. O ato pediu a saída do presidente e foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). De acordo com os organizadores dos dois atos e conforme a Polícia Militar, 250 pessoas estiveram no local. Leia mais.

São Paulo
Manifestantes protestaram contra Temer pela manhã em São Paulo. Eles se concentraram na Avenida Paulista, desceram pela Avenida Brigadeiro Luis Antônio em direção ao Ibirapuera e, lá, encerraram o ato em frente ao monumento Obelisco. Segundo a organização, 15 mil pessoas participaram. A PM não divulgou número.

Já pela tarde, manifestantes realizavam um novo ato na capital paulista. Eles começaram a se concentrar na Praça da Sé, por volta das 14h e, quase duas horas depois, começaram uma passeata em direção à Avenida Paulista. Na frente do Masp, os manifestantes chegaram a sentar em sinal de protesto.O grupo desceu a Rua da Consolação e foi até a Praça da República, onde o ato foi encerrado por volta de 18h35. Tanto a Polícia Militar (PM), que acompanha a movimentação do grupo, quanto os organizadores da manifestação não informaram a quantidade de pessoas presentes no protesto.

No Centro-Oeste Paulista também houve manifestação. Em Botucatu, integrantes do grupo Frente Brasil Popular saíram às ruas com cartazes e apitos. Segundo os organizadores, pelo menos mil pessoas participaram do ato durante a manhã. A Polícia Militar não fez estimativa. Em Bauru, aproximadamente 80 pessoas, segundo a PM, protestaram no meio do desfile, entre uma escola e outra. Organização não informou o número de participantes. Os protestos foram pacíficos.

Na cidade de Araçatuba, manifestantes se reuniram na praça Getúlio Vargas com faixas e cartazes contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Eles fizeram discurso sobre dificuldades estudantis e leis trabalhistas. Segundo os organizadores, 200 pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar calculou 100 pessoas.

Em Itapetininga, manifestantes também fizeram protesto pela manhã. Segundo a organização, 50 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não informou o número de manifestantes e afirmou que o protesto foi pacífico.

Em Piracicaba, cerca de 80 manifestantes, segundo a organização, fizeram uma passeata pela cidade. A PM não divulgou o número de participantes.

Em São Carlos, 80 pessoas, segundo a PM, participaram de uma manifestação contra o Temer. Ainda não há uma estimativa de participantes pela organização.

Já em São José do Rio Preto, um grupo se reuniu por volta das 14h em frente ao prédio da prefeitura, na avenida Alberto Andaló. Os organizadores divulgaram que 200 pessoas estiveram no ato. Segundo a Polícia Militar, 100 pessoas participaram do protesto.

Em São José dos Campos, o sindicato dos metalúrgicos realizou um ato após o desfile de Sete de Setembro, na avenida Nelson D´Ávila, entre as 10h e as 11h. De acordo com a organização, cerca de 100 pessoas participaram. A PM não informou número.

Na cidade de Santos, manifestantes com faixas, cartazes e bandeiras pedem a saída do presidente da República do cargo. O movimento na cidade é liderado pelo Intersindicais. Segundo os organizadores, cerca de 2 mil pessoas participaram do ato. Não há presença da Polícia Militar no local.

Santa Catarina

Em Chapecó, manifestantes seguiram na calçada junto com o desfile cívico que aconteceu na rua, no Centro da cidade. A PM disse que foram entre 150 e 200 pessoas manifestantes. A organização não divulgou números.

Em Joinville, um grupo de manifestantes realizou um ato simultâneo ao desfile por volta das 9h30. Com faixas e cartazes, eles pediam a saída do presidente Temer. Conforme a RBS TV, a organização e PM não divulgaram o número de manifestantes.

Sergipe
Religiosos e membros de movimentos sociais participam do Grito dos Excluídos em Aracaju, e aproveitaram para protestar contra o governo Temer. De acordo com informações da Cúria da Arquidiocese de Aracaju, cerca de mil pessoas participaram do evento. Já a Polícia Militar (PM) não divulgou números.