Barão de Grajaú comemora centenário

29/03/2011 11h24


Fonte Com informações do Wikpédia

A vizinha cidade Barão de Grajaú-MA está em festa. O município comemora 100 de emancipação com muita festa e inauguração de obras públicas. O município tem cerca de 17 mil habitantes e apenas uma ponte a separa de Floriano-PI.
Imagem: Floriano NewsNova praça pública(Imagem:Floriano News)Nova praça pública


Na tarde de hoje (29) serão inauguradas cinco obras de grande  importância para o município, como: Centro de saúde, mercado municipal, auditório, biblioteca e pavimentação de ruas.

Durante a noite haverá grande show em praça pública com as bandas Novo Desejo e Garota Safada. O fechamento das comemorações será com grande show pirotécnico.
Imagem: Floriano NewsNovo mercado público(Imagem:Floriano News)Novo mercado público

HISTÓRIA

O nome do município é uma homenagem à Carlos Fernandes Ribeiro, o Barão de Grajaú, título nobiliárquico restrito a nobreza monárquica. O barão foi vice-presidente da província do Maranhão, tendo exercido a presidência interinamente seis vezes. A residência do barão abriga hoje o Museu de Arte Sacra do Maranhão e trata-se de um sobrado do século XIX localizado no centro histórico de São Luís-MA. A homenagem é de autoria do piauiense Agapito Alves de Barros, um comerciante que foi pioneiro no lugar.

Os bandeirantes foram os primeiros a desbravarem suas terras, assim como muitas das demais terras do Sertão Maranhense. Vindos do Vale do São Francisco e da Serra da Ibiapaba, em Pernambuco, eles começaram pelo município vizinho Pastos Bons-MA e estenderam suas rotas por toda a região, explorando a agricultura e a pecuária. Mais tarde, a colonização do lugar seria realizada por pioneiros vindos do Piauí. Notícias da época dão conta de que, em 1884, o lugar já era “um povoado de certa importância”.

Tornou-se município pela Lei nº 587, de 18 de março de 1911, mas sua elevação à categoria de cidade somente ocorreria com o Decreto-Lei nº 45, editado em 29 de março de 1938.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook