Para cobrar! Promessômetro lembra promessas de W.Dias na campanha

22/01/2015 12h42


Fonte 180graus

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliar180 fez levantamento do que o governador prometeu durante a campanha eleitoral.(Imagem:Divulgação)

Já passou a campanha eleitoral, a posse e agora temos um novo governador. O nome dele é Wellington Dias, é do Partidos dos Trabalhadores (PT) e obteve 1.053.342 votos para comandar pela terceira vez o estado do Piauí.

A maioria votou nele por considerar positiva suas administrações anteriores. Alguns votaram no petista por sua simpatia, popularidade ou porque foi o primeiro nome que veio a cabeça. Outros votaram por influência familiar, de um líder político, ou mando de alguém. Houve também os que votaram porque dependiam disso para manterem seus empregos, ou dependiam disso para conseguirem algum. Não podemos esquecer dos que votaram por serem gratos, ou tem medo de perder, os benefícios sociais como o Bolsa Família. Há também aqueles que votaram por motivos que o Ministério Público Eleitoral ainda investiga... Motivos à parte, W.Dias é o novo governador!

Acredita-se que muitos votaram em Wellington Dias por acreditar que as promessas que o mesmo expôs em seu programa eleitoral, seriam as melhores para a situação em que se encontrava o Piauí. E é justamente sobre as promessas que vamos tratar aqui.

Vamos expor agora as promessas feitas na campanha de Wellington Dias. Nossa reportagem extraiu aqui apenas o que foi prometido nos 21 programas de TV do programa eleitoral, até porque o site da campanha foi retirado no ar, e o programa de governo não está disponível. Excluímos promessas subjetivas como ‘sua vida vai melhorar’, ‘o Piauí vai ficar mais forte’, por não apresentarem concretibilidade no conteúdo.

Assim como o povo piauiense, vamos acompanhar o cumprimento destas promessas, confira a seguir as principais delas.

SEGURANÇA
Nos programas do petista, a principal promessa do para o setor é o programa Piauí em Paz. “O programa Piauí em Paz de Wellington vai aumentar a força policial com mais 4 mil policiais militares, civis e agentes penitenciários. O Rone será levado a todas as regiões do estado. O Piauí em Paz também vai combater o tráfico e cuidar do tratamento e reinserção dos dependentes químicos, que será feito em todas as regiões”, citava.

Promessa direta: “Cuidar da segurança de forma integral, poder Executivo, poder Legislativo e poder Judiciário garantir uma base firme. Uma companhia completa da polícia aqui na Irmã Dulce, garantir as condições de calçamento, da estruturação da delegacia, da unidade de saúde, é o que vamos trabalhar”, dizia o governador.

EDUCAÇÃO
Na educação, o programa Escola Total, pretendia levar os níveis educacionais a todos os municípios. “Wellington vai criar o Escola Total, levando o ciclo completo da educação, da creche à universidade a todas as cidades”, dizia.

"Wellington vai levar o ciclo completo da educação, da creche à universidade, para todas as cidades"

"Wellington vai garantir escola de Tempo Integral em todos os municípios. Serão 50 mil novas vagas"

"Vai levar Universidade Aberta em todos os municípios"

Prometeu também Cursinhos Populares, estruturação da Uespi e Pontos de Cultura nas Escolas.

SAÚDE
Na área da saúde não foram apresentadas tantas promessas concretas e nenhum programa exclusivo foi apresentado. “Wellington vai fazer o Mais Saúde, para melhorar e descentralizar a nossa saúde”.

ACELERA PIAUÍ
O programa Acelera Piauí foi um das grandes ‘joias’ apresentadas pela chama, que pretendia fazer uma espécie de Programa de Aceleração do crescimento (PAC), que é do Governo Federal, para o estado. “Para crescer é preciso arrumar a casa e recuperar a paz, a primeira medida será decretar emergência na saúde e na segurança pública, Wellington vai convocar a Força Nacional de Segurança”, dizia. O programa dividido em quatro eixos pretendia levar o desenvolvimento real ao Piauí. O primeiro passo, trazer a Força Nacional, nem tem sido visto como uma boa ideia até o momento pelo Planalto.

POLÍTICAS PARA MULHERES
A vice, Margarete Coelho, foi a responsável por puxar os votos femininos, num dos últimos programa explicou como seria tratado as políticas públicas para as mulheres. “Como advogada eu tenho acompanhado de perto a violência contra a mulher. Nós vamos estruturar as delegacias da mulher nas cidades polos, ampliar o serviço de atendimento à mulher vítima de violência, em parceria com as prefeituras, e promover campanhas permanentes de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, através do Disque Lei Maria da Penha”, disse.

“Vamos construir os Centros de Especialidades Médicas em todas as regiões do estado e vamos tirar do papel o Hospital Materno Infantil, que já deveria estar atendendo em Teresina”, concluiu.

HABITAÇÃO
Na habitação, o programa Casa da Gente, foi o mais estruturado a ser apresentado. “ Wellington vai fazer o Casa da Gente, para construir, reformar e regularizar casas em todo estado”, diziam.

O programa Morar Legal vai legalizar quem tem casa ou terreno, mas não tem papel passado. A meta é regularizar 200 mil imóveis em todo estado. Wellington vai dar a escritura que será preferencialmente no nome da mulher.

“Quem já tem casa ou precisa construir um novo cômodo, vai receber um incentivo. A ideia é financiar a obra a custos baixos. Com isso, você melhora a sua casa, movimentando o comércio”.

“Wellington vai construir 50 mil casas no campo e na cidade. Os novos conjuntos terão que ter áreas de lazer e esporte, além de pontos comerciais. Nas maiores cidades será privilegiada a construção de apartamentos”

CEIR
Na coordenação que cuida dos portadores de necessidades especiais, uma das grandes benfeitorias do seu mandato, será levar atendimento a todo estado. “Nós vamos trabalhar para garantir um completar dessa rede, inclusive garantindo a descentralização, principalmente para as macrorregiões. Garantir as condições, enfim, de ter esse atendimento, que hoje está em Teresina, em outra regiões do estado, é um compromisso”, disse.

MINERAÇÃO
Nesse Wellington Dias foi bem claro no que iria fazer já no primeiro ano. "Em 2015, se Deus quiser, governador, eu irei me somar ao setor privado, ao Governo Federal, para que a gente possa transformar toda essa região em um grande centro de distribuição de gás e petróleo, como também a implantação de petroquímicas, gerando emprego, gerando renda e gerando condições de desenvolvimento nesta região sul do Piauí”, afirmou.

TURISMO
Já o Turismo, a área mais mal tratada pelo governo, afirma que vai continuar as obras de estrutura, coisa que pouco fez quando passou oito anos como governador, além de muita propaganda. "A ideia é que a orla possa seguir em direção ao Coqueiro; em direção a Itaqui. Temos que garantir a marina e as condições de termos aqui essa integração, incluindo a Pedra do Sal. onde ali temos um projeto que precisa completar, ser executado", disse.

Os narradores da campanha anunciaram poucas novidades. “Wellington vai implantar o Plano de aviação Regional com aeroportos estruturados nas cidades polos. vai resgatar e concluir todas as obras estruturantes que deixou com recursos assegurados e que foram abandonadas e vai promover o Piauí como destino turístico internacional”, diziam.

JUVENTUDE
Prometeu criar a secretaria da Juventude.

CONFIRA A TABELA COM AS PROMESSAS
 

Imagem: Divulgação180 fez levantamento do que o governador prometeu durante a campanha eleitoral.(Imagem:Divulgação)

 

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica