Gestores participam de reunão preparatória para o Festival da Uva em São João do Piauí

09/10/2015 13h20


Fonte Governo do Piauí

O governador Wellington Dias se reuniu, na manhã desta sexta-feira (9), com o prefeito de São João do Piauí e com secretários estaduais para tratar dos preparativos da 5ª edição do Festival da Uva, que será realizado de 6 a 8 de novembro. Durante a reunião, o chefe do executivo do Estado destacou a necessidade de atrair investidores e chamar a atenção para as potencialidades econômicas do setor primário, como a fruticultura irrigada, apicultura, ovinocaprinocultura e piscicultura da região Sul piauiense.

Wellington explicou que o Festival da Uva deve deixar como legado positivo o desenvolvimento do turismo no interior do estado, o fomento à cultura e o artesanato local, o incremento dos arranjos produtivos na região e capacitação da população local a fim de desenvolver os setores de hotelaria e gastronomia.

Imagem: Jorge Henrique BastosGestores participam de reunão preparatória para o Festival da Uva em São João do Piauí.(Imagem:Jorge Henrique Bastos)

O evento, idealizado pela Prefeitura Municipal de São João do Piauí, contará com a parceria das secretarias estaduais do Turismo, Infraestrutura, Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Rural e de órgãos como Corpo de Bombeiros, Incra, Polícia Militar, Embrapa, Codevasf, Emater, Chesf e o Sebrae, que vai capacitar a população local no atendimento aos turistas e estimular o empreendedorismo.

Segundo Gil Carlos, prefeito de São João do Piauí, a população da cidade já está preparada para o evento. “A cidade está trabalhando ações preventivas na segurança, na educação para o trânsito e na infraestrutura. O Assentamento Marrecas, local onde a uva é plantada, está preparado para fazer a colheita na época do festival”, garantiu o prefeito.

Imagem: Jorge Henrique BastosGestores participam de reunão preparatória para o Festival da Uva em São João do Piauí.(Imagem:Jorge Henrique Bastos)

A programação contará com apresentações folclóricas e atrações culturais, regionais e locais; roteiros turísticos; o festival gastronômico de cabritos e carneiros e a presença de representantes dos bancos, que irão orientar a população no oferecimento de linhas de crédito para a agricultura e o artesanato.

O Detran PI fará a sinalização viária vertical e horizontal na cidade. O órgão destinou uma equipe de educação de trânsito para atuar antes e durante o Festival da Uva para conscientizar a população para a necessidade do uso de itens de segurança.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: cidade, festival, uva