Deputados lamentam violência que vitimou jovens de Castelo do Piauí

28/05/2015 15h30


Fonte Alepi

O deputado Marden Menezes (PSDB) fez hoje (28) um pronunciamento de 45 minutos sobre um ato de violência contra jovens estudantes do município de Castelo do Piauí,cerca de 150km ao norte de Teresina. As jovens foram violentadas física e sexualmente, depois amarradas e jogadas sem roupa em um buraco com mais de cinco metros de profundidade. O deputado chamou atenção à violência do ato e à falta de estrutura policial na cidade.

Marden Menezes foi aparteado por vários colegas, todos eles preocupados com as diferentes formas de violência reinantes no Estado, enquanto o aparelho policial vai se tornando a cada dia insuficiente. Ele disse que a culpa é de todos os governos do Piauí e também do Governo Federal.

O primeiro aparte foi da deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), que disse ser muito grande o número de estupros na região de Parnaíba. Ela disse também que o policial que mais conhecia a situação da violência em Castelo do Piauí foi transferido para outra cidade por questões políticas.

O deputado Robert Rios (PDT) disse lamentar que a prioridade do Governo seja para questões políticas, citando o excesso de gastos com propaganda, em detrimento da segurança pública.Ele considera que os monstros estupradores menores são também vítimas da sociedade.

Numa segunda participação, Robert Rios informou que estava acompanhando o governo, via online, e que acabavam de ser nomeados mais 10 pessoas para o gabinete do governador. Antes de encerrar seu discurso, Marden informou que o último acusado, um fugitivo da cidade de São Paulo, já se encontra preso.

Deputados ressaltam que violência cresce em todo o país

Para o deputado Aluísio Martins (PT), o Brasil vive um clima de valores em crise. Ele lembrou também uma chacina ocorrida em São Miguel do Tapuio.Sobre a questão da segurança para os parlamentares, ele disse que abriu mão do direito que tinha de um policial para seu gabinete, por reconhecer a crise na segurança.

O deputado Severo Eulálio (PMDB) disse que estava solidário com as famílias de Castelo e que manteve contatos com um policial da cidade, sendo informado que o quinto acusado estava sendo perseguido. Lamentou que algumas das vítimas estivessem na UTI, em Teresina.

Segundo o deputado Dr.Pessoa (PSD), o problema da violência é crônico e não há perspectiva de mudanças, uma vez que o país hoje vive uma situação de descrédito total, com uma classe política que olha apenas para o próprio umbigo. O deputado Marden Menezes concluiu seu pronunciamento defendendo a redução da maioridade penal e que a prioridade do governo não seja apenas com os gastos da comunicação e a nomeação de auxiliares. Embora a culpa não seja apenas do governador, cabe a ele encontrar a solução.