Igrejas iniciam celebrações para o período da Quaresma em Teresina

11/02/2016 09h49


Fonte G1 PI

Imagem: Juliana Gomes/G1Igreja Nossa Senhora do Amparo celebra missa para início da Quaresma.(Imagem:Juliana Gomes/G1)Igreja Nossa Senhora do Amparo celebra missa para início da Quaresma.

A Quaresma é um período importante no calendário dos católicos. Nesta quarta-feira de cinzas (10), as igrejas deram início as missas para celebrar o período que antecede a Páscoa. Na igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro de Teresina, foram disponibilizados três horários diferentes para que todos pudessem participar.

Segundo o padre da catedral, José de Pinho Borges, a Quaresma é o período de jejum e abstinência, um período em que a igreja nos faz um apelo para a conversão e penitência. “O jejum representa um elemento sacrifical, onde nós temos que renunciar as coisas no intuito de oferecer a algo maior. A abstinência de comer carne vermelha significa renunciar aos prazeres, disciplinar o querer das coisas”, explicou o padre.

Imagem: Juliana Gomes/G1Clique para ampliarCatólicos vão à missa da quarta de Cinzas que dá início à Quaresma.(Imagem: Juliana Gomes/G1)Católicos vão à missa da quarta de Cinzas que dá início à Quaresma.

A copeira Sandra Maria Pereira participa todos os anos das missas e cumpre toda a tradição da Quaresma. “Eu acho muito importante vir à missa. É uma celebração bonita e que nos renova a fé. Eu participo todos os anos e sigo toda a tradição, deixo de comer carne vermelhas nas quartas e sextas e só como peixe e ovos”, declarou a copeira.

Nas missas de Quarta-Feira de Cinzas, os católicos se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveira.

A Igreja Católica também inicia a divulgação da Campanha da Fraternidade. Esse ano o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” tem como objetivo assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: igreja, quaresma, cinzas