Conhecido pela arte santeira, mestre Expedito fala sobre exposição de telas

22/04/2014 10h26


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarAos 81 anos, artista organiza sua primeira exposição de pintura em agosto.(Imagem:G1 PI)Aos 81 anos, artista organiza sua primeira exposição de pintura em agosto.

No auge dos 81 anos, sendo 50 deles dedicados à arte da escultura, mestre Expedito Santos, um dos mais importantes na arte santeira do país, se prepara para mostrar aos piauienses um talento pouco conhecido: a pintura em telas.

Com as mãos habilidosas e uma inspiração que continua bem viva, mestre Expedido não para de esculpir anjos, santos da igreja, o que impulsiona a arte santeira. "Eu comecei criança, fazendo ex-votos e logo quis produzir esculturas, mas depois parei por um tempo. Trabalhava de marceneiro, carpinteiro, sapateiro, tudo inventei na vida para fazer e depois voltei a esculpir", lembrou.

Quando está trabalhando, mestre Expedito nem ver o tempo passar. São mais de oito horas esculpindo a madeira. A sua arte foi descoberta por acaso, ainda na infância e não parou mais. Ao longo dessa trajetória, o artista já catalogou mais de 200 mil peças que estão espalhadas por todo o Brasil e também em outros países como o Chile. Trabalho que ganhou reconhecimento recentemente com a exposição que reuniu esculturas do piauiense.

Mas a arte de mestre Expedito não fica somente na madeira, com tanta coisa para fazer ele ainda arruma tempo para pintar. "É diferente. Sempre na pintura eu usei figuras regionais, popular, namorados, casamentos", destacou.

Com mais de três mil telas pintadas, esta arte que não é tão conhecida pelo público poderá ser vista em agosto deste ano. Uma exposição está sendo organizada para mostrar o outro talento do mestre.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: arte, mestre, expedito