Conheça as tendências dos apartamentos em SP

21/08/2014 00h01

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


 Apartamentos menores e mais caros. Assim estão vivendo os paulistanos. E esse movimento migratório faz com que as tendências de apartamentos SP apresentem peculiaridades, como é possível ver nos valores das propriedades no mercado imobiliário.

O primeiro grupo que está de mudança na cidade é formado por pessoas que querem fugir

dos congestionamentos quilométricos. Em São Paulo, onde o transito é caótico, estar perto

do metrô aumenta muito o valor percebido do prédio. Para não ficar cerca de três ou quatro

horas parados no trânsito, muitos paulistanos estão preferindo se mudar para perto do local de trabalho. Reduzindo o trajeto diário para a empresa e optando por usar o transporte público, alguns chegam a pagar 30% mais caro, porém alcançam o que chamam de “qualidade de vida”.

Há outra mudança social que empurra a classe média para apartamentos menores: a possibilidade de abrir mão de uma empregada que more na casa, junto com a família. Ainda no âmbito familiar está a saída dos filhos de casa cada vez mais jovens. Nesse caso, para muitos, não faz sentido manter um apartamento grande onde vivem poucas pessoas.

A oferta imobiliária, que já escassa na cidade devido à densidade populacional, fica ainda menor com esse fluxo para as áreas comerciais. O que aumenta o preço dos terrenos na região e leva as construtoras a oferecerem casas cada vez menores e com preços elevados, tanto para compra, quanto para aluguel. Jardins, Pinheiros e Perdizes são as regiões com preços mais altos. É necessário aos compradores ou inquilinos, portanto, avaliar se a mudança é mesmo interessante e, se for, escolher a oferta que mais se adapta ao orçamento.

Tópicos: mais, menores, mudança