No Dia do Maçom, empresário florianense destaca a importância da Maçonaria

20/08/2014 12h19

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Dia do Maçom no Brasil é comemorado no dia 20 de Agosto. A data foi escolhida para celebrar o importante papel que a sociedade teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

Em alusão a data comemorativa, o empresário florianense, Conegundes Gonçalves de Oliveira, que é maçom, concedeu uma entrevista a reportagem do Portal FlorianoNews, ressaltando que a Maçonaria é uma instituição de grande importância na história do Brasil, pois participou de todas as ações e decisões na construção do país e, principalmente, na busca da independência, da justiça, da igualdade, fraternidade e solidariedade.

“Hoje dia vinte, nós estamos comemorando o dia do maçom, é realmente uma data que todos os maçons devem refletir bastante sobre o papel da maçonaria, sobre o comportamento do cidadão maçom, da família maçônica, e assim continuar cumprindo com esse papel de ser pessoas úteis trabalhando em benefício da sociedade, daqueles mais carentes, e acima de tudo praticando a justiça”,
disse.

Imagem: FlorianoNewsConegundes Gonçalves de Oliveira(Imagem:FlorianoNews)Conegundes Gonçalves de Oliveira

Segundo Conegundes, o maçom tem que ser um cidadão diferente, cumpridor de suas obrigações, bom maçom, bom pai, bom filho, e deve servir de exemplo aos demais cidadãos.

“Aqui em Floriano nós temos várias lojas maçônicas, e nossa loja que é centenária tem se destacado. Isso mostra que a maçonaria ela tem se preocupado em não só crescer a família maçônica, mas acima de tudo de prestar serviços a sociedade. Nós somos cidadãos e, especialmente maçons, temos que prestar um relevante serviço. Ao entrar na maçonaria fazemos um juramento, infelizmente tem aqueles que se comprometem, mas não cumprem, mas isso é a minoria, pode existir em todos os segmentos, mas quase todos os maçons são pessoas preparadas para praticar o bem. Parabenizamos toda a família maçônica e que a maçonaria de Floriano continue presente contribuindo para a paz e com dias mais saudáveis”,
finalizou.

Origem do Dia dos Maçons

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Fonte: Calendar




Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook