Selton Mello lamenta morte de Jorge Rodrigues Loredo: 'Saudades eternas'

26/03/2015 16h13


Fonte Ego.globo.com

Imagem: Ego.globo.comClique para ampliarSelton Mello(Imagem:Ego.globo.com)Selton Mello

Selton Mello lamentou a morte de Jorge Rodrigues Loredo – que morreu nesta quinta-feira, 26, devido à falência múltipla de órgãos. O ator trabalhou com o intérprete do personagem Zé Bonitinho no curta "Quando o tempo cair".

"Jorge Loredo foi um grande artista brasileiro. Zé Bonitinho, uma criação genial, encantou gerações e gerações. Quando o conheci em um programa de entrevistas que fazia para o Canal Brasil, fiquei fascinado pelo homem culto, amante dos filmes italianos clássicos, estava diante do criador do personagem icônico da TV de óculos e topetes grandes. Imediatamente escrevi para ele um personagem em meu primeiro curta metragem 'Quando o tempo cair'. Um protagonista cansado da batalha diária pela sobrevivência, uma chance de Loredo se apresentar sem a máscara que o consagrou, uma oportunidade de realizar algo no registro dramático e o resultado de seu trabalho foi comovente", disse Selton.

O ator continuou: "Anos depois, tive a felicidade de contar com seu talento em 'O palhaço'. Meu personagem, descrente da vida de artista, desiste de tudo para tentar uma vida ordinária em uma cidade pequena. Ali, entre outras coisas, ele se depara com o personagem de Loredo, um gerente de uma loja de eletrodomésticos. E exatamente em uma cena em um bar humilde, com Loredo contando piadas displicentemente entre amigos do trabalho que meu personagem redescobre a fé na profissão, redescobre a magnitude da arte de fazer rir. Loredo representou ali o palhaço fora do picadeiro, o artista em sua essência, o brasileiro simples que usa o humor como válvula de escape e não como ofício. Essa linda cena e a nobreza de Loredo na arte e na vida estarão para sempre em meu coração. Que Loredo seja sempre celebrado pela grandeza de todas as suas criações fantásticas! Saudades eternas de Zé Bonitinho e do grande homem por trás dessa inesquecível criação."

Já a cineasta Susanna Lira - diretora do documentário "Câmera, Close!", de 2005, sobre o Zé Bonitinho - se manifestou pelo Facebook: "Essa é a imagem que vou ter sempre dele! Ele foi o início de tudo. Meu primeiro filme como diretora e eu já me deparei com esse 'lorde'. Jorge Loredo é um gênio! Homem que sabia tudo do mundo das artes, um exemplar advogado (foi responsável por aposentar vários artistas), extremamente elegante e de caráter ilibado. Nunca vou esquecer de sua delicadeza e de sua generosidade. Amava profundamente sua arte e fazia dela o sentido de sua vida. Era um ser apaixonante e inspirador. Graças ao 'Câmera, Close!', surgiu a Modo Operante Produções e todos os filmes que vieram depois disso. Hoje, eu estou em São Paulo para defender um projeto em um pitching, assim como eu fiz há 10 anos atrás para o Canal GNT defendendo a biografia do Jorge. Eu me lembro bem quando eu liguei pra ele gritando: 'Nós Ganhamos! Nós Ganhamos!!' e ele sorriu discretamente do outro lado da linha. Jorge Loredo, queria te dizer hoje: 'Nós fomos muito privilegiados por ter convivido com você! Eu realmente desejo, quando for a minha hora, que eu deixe no mundo as mesmas impressões que você deixou! Te amaremos para sempre!"

A morte

Imagem: Agência O GloboClique para ampliarJorge Loredo caracterizado como Zé Bonitinho.(Imagem:Agência O Globo)Jorge Loredo caracterizado como Zé Bonitinho.

Jorge Rodrigues Loredo tinha 89 anos e foi consagrado pelo papel de Zé Bonitinho em programas televisivos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 3 de fevereiro.

Dez dias depois, ele foi transferido para a Unidade Cardio Intensiva (UCI). De acordo com informações divulgadas pelo hospital, Loredo lutava há anos contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave e um enfisema pulmonar e, apesar de todos os esforços terapêuticos, não resistiu e, nesta quinta, às 5h, foi ao óbito devido à falência múltipla de órgãos.

O corpo será velado nesta sexta, 27, no Memorial do Carmo, no Caju, a partir de 9h. A cerimônia de cremação está marcada para 15h.

Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades