Vereadores de Teresina rejeitam pedido de impeachment do prefeito Dr. Pessoa

06/09/2022 13h06


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoVereadores de Teresina rejeitam pedido de impeachment do Dr Pessoa.(Imagem:Reprodução)Vereadores de Teresina rejeitam pedido de impeachment do Dr Pessoa.

O plenário da Câmara Municipal de Teresina rejeitou o pedido de impeachment do prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos), feito pelo Ministério Público Estadual. A votação aconteceu nesta terça-feira (6), e a maioria absoluta dos vereadores presentes votou contra a abertura do processo.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar (Republicanos), o pedido foi colocado em votação e, caso fosse aprovado, três vereadores seriam destacados para formar a comissão. No entanto, não foi necessário.

O pedido de impeachment protocolado como notícia de fato, instaurado pelo Ministério Público, foi provocado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), por crime de responsabilidade pelo não pagamento do piso salarial do magistério.

O MP também teria apurado outras irregularidades que “configuram total descaso com a coisa pública”, como o caos no transporte público e falta de medicamentos em hospitais.

O vereador Ismael Silva (PSD), apesar de ter votado contra o pedido, justificou seu voto afirmando que irá aguardar o resultado do processo que existe na Justiça por improbidade administrativa contra o prefeito.

“Essa questão da justificativa do recebimento [do pedido de impeachment] já tem um parecer do Tribunal de Contas. Tem um processo hoje tramitando na Vara da Fazenda Pública e eu vou aguardar por questão de segurança, a decisão do poder judiciário na questão de improbidade ou não para que eu possa balizar minha decisão no poder judiciário”, explicou o parlamentar.

Com o resultado, o pedido foi arquivado pelo presidente da Casa.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook