Vereador e comandante da Guarda Civil de ParnaÃba: saiba quem era casal morto no Centro de Teresina
27/08/2025 15h09Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/ Câmara Municipal de Vereadores de Parn
Thiciano Ribeiro da Cruz e Penélope Miranda de Brito

O vereador Thiciano Ribeiro da Cruz, de 41 anos, e a comandante da Guarda Civil de Parnaíba, Penélope Miranda de Brito, foram mortos a tiros na manhã desta quarta-feira (27), no Centro de Teresina. O ex-marido de Penélope, Fernando de Oliveira Castro, de 38 anos, que, como a esposa, também é membro da Guarda Civil, foi preso como suspeito do crime.
O casal de namorados estava em Teresina desde a noite da terça-feira (26) e participariam do aniversário da avó de Thiciano.
Quem era Thiciano Ribeiro
Thiciano Ribeiro da Cruz, de 41 anos, era o primeiro suplente do Partido Liberal na cidade de Parnaíba e assumiu o cargo de vereador no dia 12 de maio, após a morte do ex-vereador Bruno Vasconcelos Cunha (PL), conhecido como Brunão.
Thiciano era advogado e era secretário de transportes do município antes de assumir a função na Câmara. Ele recebeu 986 votos nas Eleições 2024.
A suplente Samara Do Estevâo (PL), que recebeu 927 votos, deve ser assumir a vaga de Thiciano.
Quem era Penélope Brito
Penélope Miranda de Brito era comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba. Ela deixa um filho de 5 anos, fruto da relação com o ex-marido, preso como suspeito do crime.
Penélope havia voltado ao cargo de comandante da guarda recentemente, após passar pela função de secretária interina da Secretária de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança.
"Era uma pessoa operacional e do bem. Lamentamos muito o falecimento dela e do vereador. Recentemente, os dois estiveram na sede da Guarda para tratarmos da integração entre as corporações", declarou a comandante da GCM de Teresina, Lucijane Ibiapina Silva.
Câmara discutia feminicídio ao saber da morte
A Câmara Municipal de Parnaíba realizava uma audiência sobre feminicídio quando soube do assassinato do vereador de Parnaíba, Thiciano Ribeiro (PL), e da Comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Miranda de Brito na manhã desta quarta-feira (27), em Teresina.
O presidente da Casa, Daniel Jackson, disse ao g1 que as atividades foram interrompidas logo que tiveram conhecimento do crime
A Câmara decretou luto oficial de sete dias no âmbito do Legislativo Municipal.
Veja a nota de pesar abaixo:
A Câmara Municipal de Parnaíba comunica à população que, diante dos trágicos acontecimentos que vitimaram o vereador Thiciano Ribeiro da Cruz e a senhora Penélope Miranda de Brito, ex-comandante da Guarda Municipal de Parnaíba, foi decretado luto oficial de 07 (sete) dias no âmbito do Legislativo Municipal.
Em respeito à memória das vítimas e em solidariedade aos familiares, amigos e à sociedade parnaibana, todas as atividades que estavam agendadas para os próximos dias foram suspensas, incluindo a Audiência Pública que trataria sobre os serviços da empresa Aegea (Águas do Piauí).
A Câmara Municipal se une em oração e manifesta profundo pesar diante das irreparáveis perdas.
Daniel Jackson Araújo de Souza
Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba
Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina