Vacina pentavalente começa a ser distribuída nesta segunda (4) em Teresina

04/11/2019 14h28


Fonte G1 PI

Começou nesta segunda-feira (4) a distribuição da vacina pentavalente em Teresina. A prioridade da vacinação, segundo informou a Fundação Municipal de Saúde, é voltada para crianças de dois, quatro e seis meses de vida. Na capital, 3 mil doses da vacina estarão disponíveis em 19 salas de vacinação. Veja a lista de postos no final da reportagem.

A gerente de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde, a médica infectologista Amariles Borba, explicou a importância da vacina para as crianças que estão no primeiro ano de vida.

“Precisamos vacinar crianças com dois, quatro e seis meses de vida para que elas fiquem protegidas de cinco doenças, como tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza tipo b. Lembrando que a bactéria haemophilus influenza tipo b pode causar infecções como meningite, pneumonia e septicemia”,
informou.
Imagem: Gustavo Duarte/ReproduçãoVacina pentavalente começa a ser distribuída hoje (4) em Teresina.(Imagem:Gustavo Duarte/Reprodução)Vacina pentavalente começa a ser distribuída hoje (4) em Teresina.

A diretora ainda explicou o motivo da quantidade reduzida de apenas 19 postos que serão abastecidos na capital.

“Nós só recebemos 3 mil doses da vacina aqui na capital. Se distribuísse todas essas doses para todas as salas, ficaria em média 20 a 25 doses em cada sala e dificultaria o abastecimento e controle do estoque de vacina”,
esclareceu.

Lista de postos
ZONA NORTE - Hospital da Primavera, UBS Santa Maria da Codipi, Hospital do Buenos Aires, C I Lineu Araújo, UBS Ceci Fortes.

ZONA SUDESTE -
H Dirceu, UBS Renascença. UBS Alto da Ressurreição, UBS Carlos Alberto, UBS Todos os santos.

ZONA LESTE -
Hospital do Satélite, UBS Santa Isabel, UBS Ininga e UBS Piçarreira.

ZONA SUL -
UBS Parque Piauí, Hospital do Promorar, UBS Vermelha, UBS Lourival Parente e UBS Vila Irma Dulce.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: postos, vacina, doses