UFPI diz que não autorizou festa em que estudante morreu; homem foi detido pela polícia

29/01/2023 10h22


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/g1Homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Homem foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou em nota, neste sábado (28), que a administração não havia autorizado a festa realizada nessa sexta-feira (27) em que uma estudante de jornalismo passou mal e morreu. Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Lucy Keiko, um suspeito foi detido e contou estar com a jovem no momento em que ela passou mal.

Ainda não há detalhes do que teria causado a morte da garota, que não teve seu nome divulgado. Um jovem, que estava com ela no momento em que ela passou mal, foi ouvido pela polícia e levado à Central de Flagrantes.
Imagem: TV Clube  Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.(Imagem:TV Clube ) Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.

A jovem, no momento em que passou mal, segundo a UFPI, foi levada por seguranças até o hospital da Primavera, onde morreu. O corpo foi encaminhado ao IML e, segundo o delegado-geral, a principal informação aguardada pela polícia no momento é do laudo cadavérico, que vai determinar exatamente qual a causa da morte.

Festa não autorizada

De acordo com a instituição, a festa não havia sido informada e nem autorizada. Em nota, a UFPI informou ainda que está colaborando com as investigações e que vai buscar imagens de câmeras de segurança para ajudar no caso. A instituição declarou ainda que desaprova condutas que coloquem em risco estudantes, professores ou funcionários.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes, contudo, as atividades culturais promovidas dentro da instituição nunca precisaram ser diretamente comunicadas, já que são realizadas em espaço destinado às ações estudantis.

O DCE destacou, ainda, que uma luta antiga do Diretório é mais segurança para os estudantes, que têm constantemente relatado assaltos e outros crimes dentro do campus em Teresina. Conforme a entidade, a guarda da UFPI é majoritariamente patrimonial, e não contempla a necessidade de segurança da comunidade acadêmica.
Imagem: TV Clube  Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.(Imagem:TV Clube ) Polícia investiga morte de estudante após calourada na UFPI.

Veja a íntegra da nota da UFPI

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina