UFPI abre investigações para decidir pena a mestrando suspeito de estuprar e assassinar aluna

31/01/2023 09h34


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoViriato Campelo(Imagem:Reprodução)Viriato Campelo

Uma comissão de sindicância foi formada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para apurar as condutas de Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, suspeito de estuprar e matar a estudante Janaína Bezerra, de 22 anos, no último sábado (28), dentro de uma sala da instituição.

Segundo o reitor Viriato Campelo, a sindicância irá apurar as atitudes de Thiago para além da questão criminal, independente dos resultados da investigação criminal e do processo, por exemplo, como ele usava a Sala de Estudos onde teria acontecido o crime.

A Comissão de Sindicância terá o prazo de 30 dias, a contar de segunda-feira (30), para investigar e tomar providências no âmbito da universidade.

Além disso, outra investigação semelhante foi iniciada no Programa de Pós-graduação do Departamento de Matemática, do qual o suspeito fazia parte. Os resultados dessa investigação devem ser remetidos à Comissão de Sindicância, que decidirá as atitudes a serem tomadas e punições ao suspeito.

Segundo o professor Carlos Humberto, chefe do Departamento, as apurações podem chegar à pena máxima e levar ao cancelamento da matrícula, ou seja, à expulsão do aluno.

"O cancelamento de matrícula, o jubilamento, é a última categoria de punição da universidade, e pode sim acontecer",
disse o professor Humberto.

Festas suspensas
Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PI  Palco do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Universidade Federal do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 PI ) Palco do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Universidade Federal do Piauí.

Uma portaria assinada pelo vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, nesta segunda-feira (30) suspende os eventos festivos nas instalações da instituição de ensino. A medida tomada dias após a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, ser estuprada e morta em uma sala do mestrado em matemática da universidade.

A suspensão dos eventos acontecerá até a regulamentação da temática pelo Conselho Universitário. Durante este período, excepcionalmente, eventos poderão ocorrer mediante solicitação formal, com a autorização expressa do gestor do espaço.

Segundo o reitor Viriato Campelo, as festividades que devem ser suspensas são aquelas que "não tenham caráter acadêmico e científico". Eventos relacionados a lançamentos ou exposição de trabalhos podem ocorrer.

"Na universidade, nós temos muitos lançamentos de livros, seminários importantes, uma série de atividades acadêmicas, científicas, que são feitas de forma comemorativa, e não podemos impedir essas atividades", explicou o reitor.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews