TRE inicia distribuição de 1.536 mil urnas nas zonas eleitorais de Teresina

04/10/2014 13h05


Fonte G1 PI

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) iniciou às 6h deste sábado (4) a distribuição de 1.536 urnas eletrônicas que serão instaladas nas zonas eleitorais de Teresina, já que as do interior do estado já foram entregues durante a semana. Caminhões baú deslocaram os equipamentos para os 313 locais de votação, acompanhados de técnicos e funcionários de órgãos federais que ajudarão nas eleições. Outras 100 urnas são mantidas de reserva caso acha problema em alguma seção.

Segundo o técnico Valdeck Moraes, responsável pela distribuição na Zona Norte da cidade, as urnas estão sendo entregues lacradas em cada local de votação e ficarão sob responsabilidade de um policial militar até a manhã de domingo (5). "Somente nesta região serão utilizadas 365 urnas em 71 locais de votação e para isso foram montadas três rotas. A previsão é que todas a entregue das urnas termine às 12h, mas podendo haver atraso", contou.

Durante a distribuição das urnas, os técnicos também organizaram as seções possicionando as mesas do presidente e mesários, além da cabine de votação. "Teremos um três pessoas responsáveis por cada seção. O primeiro mesário é quem recebe o eleitor e os documentos, o segundo faz a conferência dos dados no livro de votação e o presidente colhe a digital da biométria", explicou o técnico.

Durante a votação, o eleitor tem até oito vezes para que a sua digital seja reconhecida pelo sistema e caso não consiga ele passará por uma entrevista para comprovar sua identidade, podendo assim votar. Em todo o Piauí são 2.345.694 eleitores aptos, sendo 506.514 em Teresina.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina