Teresina zera estoque de imunizantes e inclusão de novos grupos só com chegada de vacinas

13/02/2021 16h11


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Roberta AlineTeresina zera estoque de imunizantes e inclusão de novos grupos só com chegada de vacinas(Imagem:Roberta Aline)Teresina zera estoque de imunizantes e inclusão de novos grupos só com chegada de vacinas

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou que a inclusão de nova faixa etária no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 somente será definida com a chegada de novas doses.

“Se for uma dose menor, por exemplo, cinco mil doses a gente pega pessoas acima de 88 anos, mas de 80 anos pra frente precisa de 15 mil a 20 mil doses. A faixa etária a ser vacinada depende do número de doses que a gente venha a receber”.

A prefeitura de Teresina recebeu 18 mil doses da Coronavac e 9 mil da Oxford. Nesta sexta-feira, a Fundação iniciou a aplicação da segunda dose de vacina para os 11 mil profissionais de saúde que estão na linha de frente e os idosos em abrigos. Os seis primeiros vacinados no Piauí foram totalmente imunizados hoje em evento simbólico na sede da Fundação Municipal de Saúde, no bairro Aeroporto.

A demora no envio de novas doses de vacina contra a Covid-19 pode prejudicar o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Teresina.

Gilberto Albuquerque informou que o estoque de vacina contra a Covid-19 na capital acabou nesta sexta-feira (12). Só há doses disponíveis para completar o esquema de imunização de quem já tomou a primeira dose dos imunizantes.

Tanto o fabricante da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac, como o imunizante de Oxford/Astrazeneca, estabelecem a aplicação da segunda dose como um reforço contra a Covid-19. Hoje, inclusive, os primeiros vacinados em Teresina, receberam a Coronavac novamente e comemoraram o fato de estarem imunizados.

O presidente da FMS disse que, diante escassez de doses, ainda não há previsão de iniciar uma nova fase da vacinação na capital.

Até esta quinta-feira (11), 24.005 pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Teresina. No grupo prioritário da primeira fase estão trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas em abrigos e idosos com 90 anos ou mais.

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, o Ministério da Saúde informou que a previsão é que o envio de novas doses de vacina para novos públicos-alvos seja realizado apenas no dia 23 de fevereiro.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vacina, doses, covid