Teresina registra menor índice de transmissibilidade da Covid-19 desde o início da pandemia

20/03/2022 15h33


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
A taxa de transmissão (R0) começou a ser monitorada em abril de 2020. Ela indica para quantos indivíduos cada pessoa infectada transmite a doença a cada ?intervalo de série?.  ?O R(Imagem:Reprodução)
Teresina registrou, neste sábado (19), a menor taxa de transmissão da Covid-19 (0,39) desde o início da pandemia, informou o Centro de Operações Emergenciais (COE), da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A taxa de transmissão (R0) começou a ser monitorada em abril de 2020. Ela indica para quantos indivíduos cada pessoa infectada transmite a doença a cada “intervalo de série”.

“O R0 maior que 1,0 indica que a epidemia está em fase ascendente, igual a 1,0 indica estabilidade de casos e menor que 1,0 indica fase involutiva da epidemia”, explicou Walfrido Samito, coordenador médico do COE.

De acordo com o COE, esse é um indicador de que a retomada das atividades escolares e o período do carnaval não trouxeram aumento da transmissão da doença na capital. E que é possível ter segurança na flexibilização de medidas restritivas.


Tópicos: teresina, covid, indica