Shopping da Cidade não tem Atestado de Regularidade para proteção contra incêndio, diz Bombeiros

12/08/2020 09h08


Fonte G1 PI

Imagem: Rômulo Piauilino/Prefeitura de TeresinaLojas ficaram destruídas durante incêndio no Shopping da Cidade, em Teresina.(Imagem:Rômulo Piauilino/Prefeitura de Teresina)Lojas ficaram destruídas durante incêndio no Shopping da Cidade, em Teresina.

O tenente-coronel José Veloso, diretor de Engenharia do Corpo de Bombeiros do Piauí, afirmou nesta terça-feira (11) que o Shopping da Cidade, no Centro de Teresina, não tem Atestado de Regularidade. Segundo ele, o documento comprova que o estabelecimento tem proteção contra incêndio. A administração do shopping negou a informação.

"O documento comprova que o estabelecimento está regularizado junto ao Corpo de Bombeiros, que ele tem a proteção contra incêndio aprovada. No caso do Shopping da Cidade, ele nunca teve o Atestado de Regularidade, e isso tem implicações para efeito de seguro, responsabilidade legais", explicou.

Na noite dessa segunda-feira (10), um incêndio destruiu 16 lojas do Shopping da Cidade. O incidente ocorreu no mesmo dia em que o local foi reaberto ao público, após quatro meses fechado devido à pandemia do coronavírus. A Prefeitura de Teresina informou que ajudará na recuperação dos boxes.

De acordo com o José Veloso, o estabelecimento que não tiver o documento está sujeito a penalidades e até mesmo interdição. O Atestado de Regularidade exige a instalação de chuveiro automático, sistema de hidrantes, extintores, alarmes, sinalização, pararaios, entre outros sistema de segurança.

"A perícia vai fazer avaliação das instalações do shopping e vamos abrir um procedimento para identificar a origem do incêndio e a implicação à administração",
destacou.

A perícia foi concluída na tarde desta terça-feira (11) e o resultado deve sair em 30 dias.
Imagem: Rômulo Piauilino/Prefeitura de TeresinaIncêndio no Shopping da Cidade.(Imagem:Rômulo Piauilino/Prefeitura de Teresina)Incêndio no Shopping da Cidade.

Administração afirma ter documento
Ao G1, a presidente do Instituto de Negócios do Piauí (INPI), Carmen Neudélia Carvalho, informou que quando o Shopping da Cidade foi construído há 11 anos passou por todos os processos de autorização e alvará para o funcionamento.

"O Corpo de Bombeiros participou de todo o processo e solicitou alguns ajustes na época, foi feito vistorias para que shopping entrasse em funcionamento. Nós temos temos sim, um projeto de combate a incêndio. Estamos levantando toda a documentação para apresentar a sociedade", declarou.

Carmen Neudélia Carvalho destacou que o Shopping da Cidade não poderia ter aberto sem a autorização do Corpo de Bombeiros. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook