Semar pede abertura de inquérito para apurar morte de onça do Zoobotânico

05/02/2023 10h14


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSemar pede abertura de inquérito para apurar morte de onça do Zoobotânico(Imagem:Reprodução)Semar pede abertura de inquérito para apurar morte de onça do Zoobotânico

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) se posicionou na manhã deste domingo (05), acerca da morte da onça-parda que fugiu de um recinto dentro Bioparque Zoobotânico de Teresina, após sua captura na noite de ontem.

Em nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais, a pasta estadual lamentou a morte do animal e informou que solicitou a abertura de inquérito policial junto à Policia Civil para apurar as causas da morte do felino, que foi encaminhado para necropsia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), para identificar a causar do óbito. O laudo deve sair nesta semana.


"A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que solicitou abertura de inquérito policial junto à Polícia Civil para apurar as causas da morte da onça Suçuarana, que veio a óbito na madrugada deste domingo após operação de captura. Lamentamos o ocorrido e reafirmamos o compromisso na apuração dos fatos e na defesa e proteção dos animais", diz trecho da nota. 

A onça havia fugido da noite de quinta para sexta (03), devido o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos. O felino foi capturado após ter pulado o muro do bioparque nas proximidades do Terminal Rodoviário do Zoobotânico.

As atividades de visitação ao bioparque foram suspensas diante do trabalho de captura interna. De acordo com a administração do Zoobotânico, todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la foram realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais.

O Batalhão de Policiamento Ambiental, explicou que a onça conseguiu pular o muro do bioparque e foi visto por populares, que avisaram os policiais. Diante disso, com uso de dardos tranquilizantes e uma rede, o animal foi capturado nas proximidades do Terminal do Zoobotânico, que ainda contou com ajuda de populares.
 

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: morte, zoobot?nico, captura