Sem seringas, Teresina não participa do Dia D de vacinação antirrábica neste sábado (25)

25/09/2021 08h50


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoVacinação antirrábica(Imagem:Divulgação)Vacinação antirrábica



A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que a capital não vai iniciar a campanha de vacinação antirrábica nesta sábado (25), marcada como o dia D da campanha nacional. O motivo, segundo o órgão, seria a falta de seringas para aplicação das doses.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirmou que há seringas, vacinas e agulhas à disposição da FMS. No entanto, a quantidade de vacinas e insumos não atende toda a demanda de Teresina.

De acordo com Sesapi, o Ministério da Saúde encaminhou ao Piauí mais de 200 mil doses de vacina, incluindo seringas e agulhas. Essa quantidade de doses representa 28% do total de cães e gatos a serem vacinados no estado.

Ao g1, a Sesapi informou que as demais doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde nos próximos dias e que os insumos [seringas] são distribuídos de acordo com a demanda de cada município. No Piauí, a previsão é vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos.

“Devido à vacinação da Covid-19, os municípios estão com os seus freezers sobrecarregados, e as demais doses chegarão no decorrer dos próximos dias, por isso o Ministério da Saúde resolveu dividir o Dia D da vacinação antirrábica em duas datas, porém fica a cargo de cada município a mobilização”, explicou o gerente de Vigilância Ambiental da Sesapi, Antônio de Sá.

A Sesapi não soube informar quantos municípios vão participar do Dia D da vacinação antirrábica neste sábado, mas que cabe aos municípios a decisão de aplicar o primeiro lote das doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O início da campanha chegou a ser publicada nas redes sociais da Secretaria.

"Após o Dia D, os municípios têm de 30 a 40 dias para finalizar a campanha", informou a Sesapi.

Em Teresina, a FMS informou que ainda não tem uma data definida para o início da campanha, pois aguarda o recebimento dos insumos por parte do governo do estado.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, que é uma doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

O animal contaminado mostra reações da doença entre 10 e 60 dias. Os sintomas da raiva no animal são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Além de cães e gatos podem transmitir a doença bois, vacas, coelhos e morcegos também transmitem a raiva.

Já nos seres humanos o vírus é quase 100% letal, uma vez que a doença atinge o sistema nervoso central da pessoa infectada, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) o que pode levar a óbito em poucos dias.

A pessoa exposta ao vírus deve lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar o posto de saúde o mais breve possível para tomar o soro, a vacina não tem contraindicação.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews