Secretário de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, é exonerado

25/02/2024 10h08


Fonte g1 PI

Imagem: Marcelo Cardoso / SEMCOMNouga Cardoso(Imagem:Marcelo Cardoso / SEMCOM)Nouga Cardoso

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), exonerou o secretário da da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Nouga Cardoso. O decreto foi assinado na segunda-feira (19) e divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira (23).

O gestor havia entregado a carta de demissão ao prefeito no início do mês, mas não foi exonerado e recebeu férias de 15 dias quase uma semana depois. Nessa época, Dr. Pessoa chegou a afirmar em entrevista que ainda iria conversar com o então secretário.

As férias chegaram ao fim nesta semana e com isso veio a exoneração. Em suas redes sociais, Nouga divulgou um texto agradecendo ao prefeito pela confiança e afirmou que sua saída aconteceu por achar que já contribuiu o suficiente para a atual gestão.

"Aos que buscam uma justificativa, esclareço que não saio cooptado por nenhum agrupamento político que pretende disputar a próxima eleição de Teresina. Deixo a Semec porque acredito que já dei minha real contribuição para a atual gestão e acredito que não depende de meu trabalho para alcançar êxito", escreveu.

O secretário executivo da pasta, professor Reinaldo Ximenes, que estava atuando como secretário interino desde que Nouga saiu de férias, permanecerá no posto de forma interina, segundo publicação no mesmo DOM.

Mudanças de cargos se tornaram rotina

As mudanças de cargos na administração pública municipal se tornaram uma rotina. Em janeiro, Dr. Pessoa nomeou o 4º gestor para a Fundação Municipal de Saúde em menos de quatro anos.

Em fevereiro, o gestor voltou atrás na decisão de nomear Admilson Brasil como secretário imediato, tornando a nomeação sem efeito e realocando o antigo secretário municipal de Governo para o cargo de assessor técnico da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

Michel Saldanha retomou o comando pasta depois de ocupar o cargo de secretário executivo. Ele assumiu o comando da pasta pela primeira vez em 2023, quando ficou como secretário interino, por sete meses, ao substituir o genro do prefeito Dr. Pessoa, André Lopes, exonerado em fevereiro de 2023.

Na secretaria de Finanças, passaram, recentemente, Admilson Lustosa e o auditor municipal Esdras Leitão Júnior, esse último por pouco tempo, pois no início de 2024, foi substituído por Danilo Barros Bezerra que ocupava, até então, o cargo de secretário imediato do prefeito.

Postagem de Nouga Cardoso

A Educação nos garante uma riqueza para toda a vida. Registra marcas inesquecíveis que nos fazem aprimorar e conquistar mais conhecimento.

Com este pensamento agradeço ao amigo Dr. Pessoa por cada dia que me confiou está a frente da gestão da Educação de Teresina.

Igualmente agradeço a cada profissional da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em todos os níveis, por me permitir gerenciá-los.

Encerro um ciclo com a certeza de que nada criei na Educação de Teresina, não precisava. Se fizemos diferente, ouso até dizer melhor, segundo posicionamento de alguns que nos acompanharam, foi porque o nosso legado foi construído, principalmente, reconhecendo potencialidades e permitindo que essas ocupassem o espaço devido na Rede Municipal, porque a ela já pertenciam.

Sem dúvida, foi um encontro e convivência de humanidades e respeito, a melhor política para fazer acontecer quaisquer política pública.

Alcançamos o título de “MELHOR EDUCAÇÃO PÚBLICA entre as capitais do Brasil, graças ao empenho de todos e principalmente, dos teresinenses.

Como sou grato mais uma vez a População de Teresina pela acreditação e apoio em todos os momentos. Sou um Teresinenses honorário dos mais agradecidos e em débito com esta cidade que me permite crescer a cada desafio.

Agradeço também a todos os colegas da Gestão do Prefeito Dr. Pessoa com quem tive o privilégio de trabalhar.

Para todos(as) que permanecem sempre em busca do desenvolvimento de nossa educação, desejo trabalho fecundo.

Aos que buscam uma justificativa, esclareço que não saio cooptado por nenhum agrupamento político que pretende disputar a próxima eleição de Teresina. Deixo a Semec porque acredito que já dei minha real contribuição para atual gestão e acredito que não depende de meu trabalho para alcançar êxito.

Desejo em um futuro bem próximo, quem sabe? poder continuar colaborando com Educação de Teresina, apostando naqueles que serão o futuro do nosso País.

Obrigado Teresina!

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook