Recorde: Teresina tem 26 casos confirmados em um único dia

25/04/2020 11h45


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoCoronavírus(Imagem:Reprodução)
Coronavírus 
Teresina agora tem 205 casos confirmados da Covid-19 espalhados por 62 bairros da cidade. Foram notificados 26 novos doentes em um único dia e com mais uma morte: uma idosa de 99 anos, totalizando 08 óbitos. O recorde é registrado no dia, em que a cidade também apresentou menor taxa de isolamento social, de apenas 49%, quando o ideal são 73%.

Os números de infectados subiram de 179 na quinta(23) para 205, ontem, de acordo com o boletim divulgado pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em todo o estado, os casos chegam a 297, em 37 municípios e com 17 mortes.

A morte foi de uma senhora de 99 anos, hipertensa, residente na zona Sul da cidade, que estava internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O prefeito Firmino Filho lamentou mais uma morte e reforçou o pedido para que a população só saia de casa se for estritamente necessário.

“O momento requer cautela. O isolamento social precisa ser cumprido para evitar o aumento dos números. É preciso, mais uma vez, chamar atenção para o fato de estarmos caminhando no escuro. Infelizmente, o Brasil não consegue fazer um grande número de testes e, por isso, não sabemos como o vírus está se comportando por aqui. Para proteção de vidas, peço a vocês: fiquem em casa”.

A Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles que prestam serviços essenciais.

O levantamento feito pela startup InLocu constatou que o índice de isolamento social em Teresina ficou em 49%, na última sexta-feira, 24. O índice está bem abaixo dos 73% recomendado pela Organização Mundial de Saúde e também abaixo dos 56% registrados na última sexta-feira, 17, data em que foi feita a antecipação pelo aniversário de Teresina, que é comemorado no dia 16 de agosto.

Nos últimos dias, os índices de isolamento social alcançados na capital vêm registrando baixa. Nessa semana, somente na terça-feira, que foi feriado, o índice ficou em 63%, mas nos demais dias os índices ficaram abaixo dos 50%.

“Os números preocupam porque a gente continua vendo o número de casos aumentando. Pessoas nas ruas significa maior probabilidade do vírus estar circulando e que o número de casos pode aumentar. Não é o que queremos. Por isso, a nossa orientação continua sendo para, quem puder, fique em casa”, pontua o prefeito Firmino Filho.

Pelo levantamento, os dias da semana que registram os melhores índices de isolamento social são os domingos e feriados. Isso porque a movimentação do comércio, mesmo aqueles que estão dentro do estabelecido como serviço essencial, acabam fechando as portas temporariamente. Foi nesse sentido, que a Prefeitura adotou a estratégia de antecipar o feriado do dia do aniversário da capital que e dia 16 de agosto, mas foi antecipado para o último dia 17.


Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: casos, teresina, covid