Quase 20% da população de Teresina já foi infectada pelo coronavírus

24/06/2020 10h59


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/PMTPrefeito Firmino Filho(Imagem:Reprodução/PMT)Prefeito Firmino Filho

Quase 20% da população de Teresina já foi infectada pelo novo coronavírus, de acordo com a sétima etapa da pesquisa sorológica realizada pela prefeitura da capital e divulgada nesta quarta-feira (24) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Em entrevista por vídeo aos jornalistas, ele declarou que os dados desta semana seguem a tendência da semana anterior, que indicam que a capital está no pico de casos, com tendência de queda.

"Esses dados indicam que estamos no pico ou bem perto dele, diante desses dados. Desde a semana passada, vemos uma tendência ou de queda ou de estabilização nos dados",
declarou.

Ele destacou a taxa de 18,11% no total de infectados na cidade, totalizando 156 mil pessoas, em uma população estimada de 864 mil pessoas. Segundo ele, muitas cidades atingiram seu pico com taxas entre 20% e 25% de infectados.

"Antes, acreditava-se que o pico seria atingido com taxas entre 50% e 60% de infectados na população. Contudo, já há lugares onde, com um percentual bem menor, a cidade atingiu um limite na expansão da doença", explicou.

Taxas em queda

Teresina apresenta característica semelhante, segundo o prefeito. Apesar da alta taxa de ocupação de leitos de UTI e de número de consultas médicas por síndromes gripais, a cidade tem mostrado estabilização nesses dados. Embora haja crescimento, a velocidade está cada vez menor.

Enquanto nas primeiras semanas da pesquisa houve crescimento de até 91% no número de infectados (de 17 mil para 32 mil com coronavírus), na ultima o número aumentou apenas 17% (de 133 mil para 156 mil).

Além disso, o R0 (taxa que indica para quantas pessoas um paciente infectado é capaz de transmitir o vírus), continua em torno de 1. Isso significa que uma pessoa infectada está transmitindo apenas para mais uma pessoa. O índice na capital já ficou próximo de 2.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dados, infectados, pico