Quarto preso é agredido dentro de presídio do Piauí somente este ano

03/02/2014 10h24


Fonte G1 PI

Imagem: Gil Oliveira/G1Penitenciária Irmão Guido em Teresina.(Imagem:Gil Oliveira/G1)Penitenciária Irmão Guido em Teresina.

Um detento da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, ficou ferido após ser perfurado com vergalhão por três companheiros de cela. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o fato ocorreu em uma das celas do Pavilhão A por volta das 12h30 desse domingo (2). Este é o quarto atentado contra presos registrado somente este ano nos presídios do Piauí

“O preso foi identificado como Mateus Araújo Alan Ribeiro Gonçalves, de 23 anos. Ele já havia sido removido de um pavilhão para outro porque estava sofrendo ameaças, mas não deixou de ser agredido e foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina”, informou o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

De acordo com o diretor, o preso havia sido transferido na quinta-feira (30) do Pavilhão D para o A, onde estão os presos considerados calmos. "Eles trabalham em um projeto desenvolvido por uma empresa de bicicleta e não apresentam mal comportamento. Como o Mateus teria alguma dívida com outros detentos e estava sendo ameaçado, pediu e foi transferido de pavilhão, mas apesar disso o detento ainda sofreu o atentado”, contou Kleiton.

O diretor do Sinpoljuspi informou que logo após o ocorrido o detento foi socorrido por agentes e o ferro usado na agressão atravessou uma costela, pegou de raspão no coração do preso. "Não adianta mudar de pavilhão, o problema é que os presos têm acesso fácil a celular e drogas, porque não existem equipamentos que possam coibir a entrada destes materiais no presídio. Com isso, muitos presos ficam endividados e quando as famílias não conseguem pagar, o preço é a vida”, revelou.

Para o sindicato, este é o segundo atentado contra preso registrado na Penitenciária Irmão Guido em 2014. No Piauí, outras agressões também aconteceram na Major César e no Hospital Penitenciário.

Nota


Segundo a Secretaria de Justiça, os três suspeitos pela agressão foram identificados e transferidos para Casa de Custódia, em Teresina, e também serão indiciados pelo crime.
Já o detento Mateus Araújo Alan Ribeiro Gonçalves teve alta ainda nesse domingo do HUT e retornou para o presídio.

A Sejus também informou que o preso passa bem e a violência teria sido por causa de drogas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pavilhão, preso, detento