Preso segundo suspeito de matar adolescente autista e filmar crime na Zona Norte de Teresina

13/07/2023 09h16


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SSP-PIOperação do Draco em Teresina.(Imagem:Divulgação/SSP-PI)Operação do Draco em Teresina.

Jardiel Silva Pinheiro foi preso nesta quarta-feira (12) durante operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele é o segundo suspeito de ter assassinado o adolescente Erieldson Ribeiro Costa, de 14 anos, que teve a execução filmada e tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a Polícia Civil do Piauí, Jardiel possui passagens pela polícia pelo crime de receptação e é suspeito de roubos.

O primeiro suspeito foi preso no dia 5 de julho no município de Anísio de Abreu, identificado como Filipi Oliveira Silva, o "Manga Rosa". Ele teria dirigido o carro utilizado no sequestro do adolescente. O veículo é da mãe de Everton Rodrigo Pedreira Santos, conhecido "Congo", outro suspeito do crime, que está foragido.

Vítima tinha TEA

Ao g1, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, informou que Erieldson Ribeiro Costa tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA) e não entendia completamente o perigo da disputa entre facções criminosas no bairro onde morava, na Zona Norte de Teresina.

“Exames médicos comprovam que ele tinha sim autismo, e por isso acreditamos que ele não tinha total noção sobre a divisão de territórios entre as facções, e as regras que eram repassadas por esses criminosos”, explicou o delegado.

Ainda conforme Barêtta, no dia em que foi sequestrado, Erieldson e um amigo teriam passado em frente à residência de um dos suspeitos, que teria feito uma ameaça velada.

“Eles estavam indo para o campinho e passaram na frente de um dos criminosos, que teria dito [olha quem está passando aqui]. O amigo entendeu a ameaça e saiu correndo, o rapaz não, e por isso seguiu para jogar bola”, destacou.

O delegado apontou que a fala seria um alerta que os dois estavam adentrando o território da facção rival à do bairro em que residiam, o Água Mineral. Eles estavam entrando no bairro Buenos Aires. Como não percebeu, o adolescente seguiu para o lugar, onde momentos depois foi sequestrado.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina