Postos de inscrição para vagas de emprego registram longas filas e confusão em Teresina

27/08/2019 14h20


Fonte G1 PI

Imagem: Magno Bonfim/TV ClubeLongas filas em postos de inscrição para vagas de emprego em Teresina.(Imagem:Magno Bonfim/TV Clube)Longas filas em postos de inscrição para vagas de emprego em Teresina.

Os postos disponibilizados pela Prefeitura de Teresina, para selecionar trabalhadores para 300 vagas em empresas da capital, registraram longas filas e confusão nesta terça-feira (27). Pelo menos 1 mil pessoas buscaram o Centro de Capacitação do bairro Vermelha, Zona Sul de Teresina, mas apenas os 200 primeiros foram atendidos, o que gerou revolta.

Tonildo Braga, diretor do Centro de Capacitação do Bairro Vermelha, Zona Sul de Teresina, disse que ainda será pensada uma solução para tentar oferecer outras oportunidades para as pessoas que não conseguiram uma ficha para se inscrever. A maioria foi embora revoltada por não ter conseguido uma ficha. Os primeiros que chegaram ao local estavam na fila desde 3h da manhã.

Segundo ele, a maioria dos que procuraram as vagas, cerca de 80%, são jovens entre 20 e 26 anos. Aqueles que conseguiram as fichas, nos dias 29 e 30 de agosto, poderão buscar o balcão da empresa onde há a vaga de interesse, na Feira de Empregos e Negócios, que acontece na Universidade Federal do Piauí.

O pedagogo Eduardo Batista, 25 anos, conseguiu uma ficha. Ele disse que está desempregado há dois meses e chegou ao local por volta das 6h. Segundo ele, seria bom conseguir uma vaga na área de sua formação, mas destacou que “está aceitando o que vier”.

“Essa é a época que eu achei mais difícil de encontrar emprego. Estão pedindo mão de obra especializada e não tem muita. Eu trabalho desde os 8 anos de idade mas de carteira assinada desde os 18 e essa é a época mais difícil”,
contou.

Iara Pinheiro, 20 anos, foi ao local em busca do primeiro emprego. “Já trabalhei na loja da minha mãe, mas agora vim atrás do trabalho pela primeira vez. Já tentei em outros trabalhos, mas não deu certo”, declarou.

Centro
Imagem: Lorena Linhares/G1Balcão do Trabalhador, no Centro de Teresina, também registrou longas filas.(Imagem: Lorena Linhares/G1)Balcão do Trabalhador, no Centro de Teresina, também registrou longas filas.

No ponto do Centro da cidade a situação foi ainda pior. As inscrições começaram às 8h, mas não houve a distribuição de fichas pelo menos até as 10h30. Segundo a organização, todos da fila serão atendidos e as fichas serão entregues a partir do meio-dia. Centenas de pessoas fizeram uma longa fila diante do prédio onde funciona o Balcão do Trabalhador.

Além do ponto do bairro Vermelha e do Centro, há mais quatro espalhados pela capital onde estão sendo feitas as inscrições. Ainda não foi informado se as inscrições continuarão nesta quarta-feira (28).

Tópicos: pessoas, centro, fila