Polícia Ambiental flagra aves silvestres em cativeiro em Teresina

30/08/2020 19h56


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoPolícia Ambiental flagra aves silvestres em cativeiro em Teresina(Imagem:Reprodução)
 A Polícia Ambiental apreendeu pelo menos 15 aves de diferentes espécies na Zona Norte de Teresina, na região da Santa Maria da Codipi, neste domingo (30). De acordo com o cabo Israel Rodrigues, operações semanais estão sendo realizadas na cidade para combater o cativeiro de animais silvestres.

De acordo com o militar, as operações estão sendo realizadas toda semana. Neste domingo, a Santa Maria da Codipi e a Zona Rural Norte da capital foram o local escolhido.

“Recebemos denúncias anônimas de moradores que sabem que seus vizinhos têm esses animais em casa e outras situações nós acabamos flagrando. Foram pelo menos 11 residências onde encontramos esses animais”, disse o cabo.

Segundo ele, um dos pássaros mais frequentemente encontrados é o pássaro bigode, relativamente comum na região e que, por ter um canto considerado muito bonito, acaba sendo muito capturado.

Após o flagrante, os responsáveis pela captura dos animais assinaram TCOs e podem responder pelo crime de manter animal silvestre em cativeiro. A pena, em geral, é de multa.

Depois de apreendidos, parte dos animais foi solta em seu habitat natural. Aqueles que não estavam em condições de retornar à vida na natureza foram encaminhados ao Parque Zoobotânico de Teresina, onde ficarão em quarentena até poderem ser soltos.